terça-feira, 31 de maio de 2011

Fénix

Renascida das cinzas, eu voltei hoje. Já caindo numa aula super puxada de hopping, e voltando pra casa quase morta, mas com o corpo feliz. Isso que importa. O ruím é que "voltar" é sempre mais cansativo. O corpo tem memória, mas precisa pegar no tranco.


Essa semana já estou entrando nos eixos com relação a comida também. O fim de semana não foi desastroso, afinal, mantive os meus 71kg redondinhos. Mas fim de semana é fim de semana, e segunda-feira tudo tem que voltar ao normal mesmo. Rolou uma pequena comilança na aula de ontem, por conta de uns bolinhos de arroz deliciosos, e um molho de maçã com pimenta cayenna que estava divino. Mas nada que uma janta de saladinha e só, não resolvesse. E assim vamos nós.

Hoje o dia já começou certinho e tem continuado. Café da manhã com um potinho de iogurte "zero gordura", meio mamão papaya e 3 bolachas integrais leite e mel. No almoço, tudo na medida também. Saladinha de alface, rucula, tomatinho e cebola, arroz com brócolis, feijão, peito de frango e purê de abóbora. Delícia e saudavel. Agora de tarde, já lanchei uma banana, e muitos copos de água. E de noite eu já estou pensando em um repeteco da salada de ontem, que foi aquela do evento da minha faculdade, que eu até postei a receita a uns tempos atrás.

Essa semana eu e meu marido estamos assistindo os três primeiros filmes dos Piratas do Caribe. Combinamos de assistir todos antes de ir no cinema ver o último. Esses filmes são ótimos, e o Jonhy Depp dá show como Jack Sparrow. Um ótimo programinha pra fazer em casa, né?! Mas no meu caso, sem pipoca e sem refri.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Uma semana nota 10

Outra segunda-feira, e tudo começa outra vez. O fim de semana foi ótimo, e depois de tantos "exageiros" durante o dia de sábado e o dia de domingo, as noites foram super comportadas com saladinhas. Comi salada vendo meu marido comer sanduíche do Girafas. E feliz, juro!

Imagem do site: www.rainhasdolar.com

Acabou que hoje eu nem fui pra academia, de novo. O fim de semana foi puxado pros filhotes, e eles simplesmente não acordavam hoje de manhã. O Gabriel só foi acordar agora às 11h20, porque eu fui no quarto dele dar um beijinho, e começar a acordá-lo pra ir "despreguiçando", pra não ir tão morgado pra escola de tarde.

Mas pra começar a semana bem, só de já ir ficando de olho nas quantidades do prato já ajudam. Café da manhã bem levinho, até porque foi bem mais tarde. Então só um potinho de iogurte. No almoço, vou encher o prato de verdinhos, e maneiras no resto. E de tarde, não vou "provar" tanto na aula. Vamos começar direitinho. Porque se nem no começo for direito, lá pro meio é que não rola.


Amanhã vou me pesar, e já vou voltar com tudo. Quero perguntar pro meu professor o que faço com essa dor no braço que alivia, mas não passa de vez. E quero pegar pesado mesmo no aeróbico pra ver se recupero o tempo perdido essas semanas.

E vamo que vamo! Uma semana nota 10 pra todo mundo!!!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sexta-feira!!!

Ai que coisa boa é quando a gente acorda e já é sexta-feira, não é não?! Hoje meu filhote vai pro acampadentro da igreja, tão rapaz... E vamos ficar só com a Goduxinha no fim de semana. Já tenho que ir pensando em como vou me portar, porque no sábado tenho aniversário que como vai ser de dia, ou é feijoada, ou é churrasco. E nessas horas, todo cuidado é pouco para não exagerar, né?!

Essa semana eu quase não consegui ficar sem comer doce. O único dia em que eu fiquei o dia todo mesmo, sem colocar unzinho sequer na boca, foi ontem. Quarta-feira foi terrível, porque tive aula de confeitaria, e começamos a matéria de chocolatria, e foi tão sensacional. Aprendi tantas coisinhas lindas, que eu já tô pirando pra colocar em prática no aniversário da Stella, que é no fim de junho.

Até que não ir pra academia essa semana foi um pouco providencial, pra colocar ordem em algumas coisinhas aqui em casa, e pra dar uma estudada a mais esses dias também. Minhas notas estão ok na faculdade, mas tem um matéria em que eu me arrebentei na prova e preciso recuparar com força total nesse segundo bimestre, então todo esforço ainda é pouco. Tá acabando, ainda bem. Daqui uns dias já serei uma gastróloga formada, e posso correr atrás de trabalho e de emagrecer melhor, porque já não vou mais ter as tentações da faculdade. Falta só um mês!!!


E essa semana aconteceu algo incrível! Eu vesti uma calça jeans que não vestia a um ano, porque não tava nem fechando. Tudo bem que ainda não ficou aquela coisa linda. Porque minha barriga ainda está bem grandinha. Sobravam alguns pneuzinhos pros lados. Mas eu usei ela o dia inteiro e me senti de roupa nova!!! Uma sensação de estou no caminho e daqui uns dias chego lá. Já posso me ver em Buenos Aires usando minha calça de um ano atrás com bota e casacão!


Segunda-feira vou me pesar e aí eu conto aqui pra vocês como está o processo desse emagrecimento. Se Deus quiser, já vou estar zerada e pronta pra recomeçar com força total mesmo!!! Até lá, um bom final de semana pra todos, mas com muita moderação pra quem precisa!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dica minha: Iogurte

Gente, nossa nutricionista está viajando hoje, e fora a viagem, ela teve alguns probleminhas no trabalho e estará impossibilitada de escrever as nossas dicas durante algum tempo. Mas para não ficarmos na pior, eu mesma estou pesquisando algumas coisinhas interessantes para contar pra vocês, enquanto ela está nesse "recesso".


Hoje vou falar sobre alguns benefícios do iogurte. O iogurte é uma forma de leite em que o açúcar é transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante. Eu amo iogurte, e quase sempre tomo no café da manhã.


O iogurte além de ser uma ótima fonte de cálcio, também contém zinco, vitaminas A e do complexo B e proteínas. Ele também ajuda  na produção de anticorpos e enzimas, importantes para o metabolismo, contribuindo para reforçar o sistema imunológico e, consequentemente, retardar o envelhecimento. E por conter cálcio contribuí para o fortalecimento dos ossos.

Só isso já seria o suficiente para começar a tomar iogurte, mas além de todos esses benefícios, uma pesquisa realizada pela Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, estuda os efeitos "seca-gordura" do iogurte. Segundo a pesquisa, o cálcio bloqueia as enzimas envolvidas na formação dos adipócitos, ou célulasde gordura, e ainda é capaz de estimular o corpo a usar a energia em forma de gordura, o que leva à perda de peso. Essa não é a única explicação para o poder emagrecedor do nutriente. Um estudo que começa a ser realizado na Universidade de Maryland, também nos Estados Unidos, pretende reforçar o currículo de peso do cálcio, com o perdão do trocadilho. Isso porque ele teria a capacidade de reter alguns hormônios - ainda não se sabe quais -responsáveis pelo armazenamento de gordura.


O leite e seus derivados teriam o mesmo efeito? Em tese sim. Mas, não custa lembrar, os últimos estudos -e com obesos - foram feitos com o iogurte. Cada copo tem 400 miligramas de cálcio, um terço das necessidades diárias. A mesma quantidade da bebida fornece 10% do que precisamos de proteína, o alimento preferido dos nossos músculos. E, quanto mais massa muscular, maior a queima de gordura.

Além de tomar o iogurte, também podemos fazer da bebida um ingrediente saudável para vários pratos, doces ou salgados. Uma boa dica é substituir o creme de leite, que tem 245 calorias em 100 gramas, pelo iogurte desnatado, que só tem 40 na mesma quantidade. E você ainda tira proveito desse alimento funcional para a saúde como um todo. Graças à população de cerca de 6 milhões de bactérias em cada mililitro, os famosos probióticos, o aparelho digestivo fica livre de encrencas como a diarréia e a prisão de ventre. Sem contar seu poder de prevenir certos tipos de câncer no estômago.
E aí, o que vai ter no café da manhã de sexta-feira?

As informações foram tiradas do site da revista Saúde http://saude.abril.com.br/.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Depois da tempestade, vem sempre a bonansa


E depois da empolgação, vem sempre o balde de água fria. Acho que essa foi uma das semanas que eu comecei mais feliz e satisfeita na vida. E hoje é quarta-feira e eu tô mal de novo. Só que dessa vez não é de desanimo. É mal de mal mesmo. Semana passada eu ainda tava meio doente, mas no finalzinho, quando eu já tava melhorando, eu comecei a voltar aos exercícios. Na quinta-feira fiz aula de spinning, e na sexta-feira fiz musculação. Passei o fim de semana com aquela dorzinha de quem voltou a malhar depois de um tempo parada, e segunda-feira fui de novo. Até que segunda, os exercícios não foram tão penosos como na sexta, mas quando eu voltei pra casa, comecei a sentir uma dor embaixo do braço direito, mais ou menos na altura do peito.


Passei o dia sentindo dor, mas nada muito exagerado. Dormi meio mal, mas dormi. Ontem, fui pra aula de hopping, e voltei um pouco mais dolorida. Passei a tarde com dor, de novo. Eu ainda estou tossindo um pouco, e toda vez que eu tossia, doia muito mais. De noite, em casa vendo filme com o Roberto, dei uma tossida mais forte e deu uma pontada que doeu horrores. Eu chorei de dor. Era como se fosse uma pontada mesmo, vindo de dentro do corpo.

Ai eu desesperei, porque depois disso começou a doer de respirar. Toda vez que eu puxava o ar pra dentro, doia e muito forte. Aí liguei pro meu padrasto que é médico, e aí ele ficou todo preocupado, porque podia ser duas coisas. Ou pneumonia (delícia, hein) ou um espasmo por conta da tosse. Ele mandou tomar um remédio, e esperar uma hora e avisar como estava. O remédio aliviou a dor, mas eu tô sentindo até agora. Mas pelo menos, pneumonia não é, porque eu tô tomando antibiótico pra sinusite tem 10 dias, então é muito pouco provável. Mas sendo o espasmo, demora alguns dias pra passar, e tem que ficar de repouso. Repouso é ótimo pra quem quer emagrecer. Hahahahahhahaha...

O pior é que eu nem voltei com tudo pra academia, e já tô aqui, tendo que descançar de novo. Ai dificuldade. Queria tanto passar a semana arrasando na malhação. Eu confesso que não sou aquela pessoa geração saúde do esporte não, mas eu sinto falta quando não faço. Fora o peso na consciência, né?! Mas se Deus quiser, depois dessa semana passa tudo de vez e eu posso voltar com força total.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Hoje fui assim...

Lembram que ontem eu disse que saí toda toda e até tirei fotos? Pois é, agora estou com essa de tirar fotos dos modelitos fitness todos os dias de manhã. Quero ver se assim eu vou vendo uma mudança no corpo com o tempo. Fica mais fácil, porque eu vejo a foto de como essa roupa estava em maio, e em agosto posso comparar o progresso. Sem contar que se arrumar e tirar foto, quando elas ficam boas principalmente, são ótimos para a auto-estima. Então, vamos aos looks que eu já tirei até hoje.

Sexta-feira, 20 de maio de 2011


Calça Reebok veeelha
Camiseta Adidas
Top MoaSports
Meia Pucket
Tênis Nike

Segunda-feira, 23 de maio de 2011


Calça Reebok (a mesma)
Camiseta Nike (da época da copa)
Top Água da Ilha
Meia Adidas
Tênis Nike (o mesmo)

Terça-feira, 24 de maio de 2011


Short Nike
Camiseta Nike
Top Get Over (a marca de sports da Renner)
Meia Adidas
Tênis Adidas

Ai gente, não repara nas minhas caras lindas. I'm not a mornig person! Totalmente inchada e com cara de sono. Era isso... De vez enquando eu me acho importante e chique. Quem sabe não inspira alguém pra se arrumar pra malhar! Vamo que vamo que a semana já tá quase na metade! Vamos suar a camisa!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Um olhar mais positivo

Semana passada, quase todos os meus posts foram meio pra baixo e bem desanimadinhos. Aí na sexta-feira eu já tava um pouco mais corajosa pra viver e comecei a tomar algumas mudanças de atitude. Acordei toda toda para ir pra academia, e até pedi pro maridão tirar foto do modelito do dia. Eu tava doida pra colocar a foto aqui, mas quando peguei a máquina, vi que tinha esquecido de trazer o cabo. Fica pra próxima, até porque eu tô fazendo isso todo dia agora!

Depois, no fim do dia, sabendo que teriamos reunião dos casais da igreja lá em casa, eu decidi que ao invés de ficar sofrendo porque só tem coisa gostosa e calórica pra comer no lanche, eu resolvi fazer um aperitivo que eu acho uma delícia e é bem levinho. Um espetinho de palito com meio tomate cereja, ou o sweet grape que eu prefiro, com um pouquinho de creamcheese e uma folha de majericão. É uma delícia e a gente pode beliscar sem culpa. E eu fiquei super feliz comigo no dia, porque uma das meninas tinha levado um docinho que era tipo um mini-churros recheado com doce de leite. Todo mundo comeu e disse que tava uma maravilha. E eu resisti bravamente! Fiquei nos salgados assados, e no meu espetinho de tomate. Nada de doce!

Sábado foi um dia super gostoso. Almoçamos com meu sogro que tinha acabado de chegar de viagem. E como ninguém é de ferro fui de feijoada, sem a menor culpa. De tarde ficamos com os filhotes em casa, mas brincamos lá fora no parquinho, e eu e minha gorduxinha também ficamos assistindo A casa do Mickey enquanto os rapazes tentavam andar de bicileta. O Gabriel ainda está aprendendo a andar sem rodinha. De noite as crianças queriam comer mc'donalds. Criança não faz dieta né?! E nós vamos muito raramente ao mc'donalds. Eu fiquei naquela dúvida, como? não como? E no fim, ponto pra mim denovo! Me lembrei que o professor de spinning sempre fala, no fim da aula, que aquela 1 hora suando equivale a 1 big mac e 1 sonho de valsa. Então, pedi um iogurte com frutas vermelhas e fui pra casa comer um omelete com salada, enquanto todo mundo comia os seus respectivos sanduíches.


Domingo tinhamos um outro programa familiar. O chá de panela de um primo do Roberto, que casa em julho. Também era feijoada! Adoro! E já disse, como sem a menor culpa. Afinal, e dispensei um big mac, eu mereço! Rolou uma gincana entre a família do noivo e da noiva, e foi super divertido. Até brinquei um pouco de cabo de guerra, e fiquei pensando que podia estar abandonando algumas calorias com a "atividade". Hehehehehe... Depois, pra não dizer que eu sou uma santa, comi dois copinhos de brigadeiro. Esses com um pouquinho de culpa, confesso. Mas de tão gostosos, acho que até valeu a pena.


Só que o ponto alto do meu domingo, foi que depois de assistir ao fantástico e ter visto pela primeira vez aquele quadro "medida certa" do Zeca Camargo e a Renata Ceribelli, eu tive um daqueles momentos de inspiração e que a gente nem consegue dormir pensando em tanta coisa. O treinador deles falou uma coisa que ficou martelando minha cabeça, e está até agora, pra ser sincera. "Não adianta você passar com 5, 6 raspando. Você tem que ser aluno nota 10!".


Isso não é novidade pra ninguém. Acho que todo pai e toda mãe fala isso a vida inteira pros filhos. Mas eu nunca tinha parado pra pensar nisso fora da "escola". Por que que eu vou viver uma vida na média, se eu posso ter uma vida nota 10??? Por que eu vou dar só um pouquinho de mim, e nunca ver uma resultado totalmente positivo, se eu posso me dedicar inteiramente pras coisas e conseguir o máximo que a vida pode me dar? Por que que eu nunca tinha pensando nisso antes? Acho que tudo fica mais difícil mesmo de se conseguir, quando a gente não se esforça o tanto que deveria. Demora mais, às vezes até precisa ser feito de novo, e só atrasa a nossa vida. Mas a preguiça e a falta de vontade de fazer as coisas, às vezes é tão grande que impede a gente de enxergar o óbvio.

Eu demorei a dormir ontem, porque fiquei pensando em tanta coisa que eu podia mudar, e que ia me ajudar instantaneamente. E mesmo quando eu falava pra mim "agora dorme que já tá tarde", a empolgação era tão grande que eu não conseguia. Aí acordei hoje, toda toda de novo. Tirei foto do modelito antes de ir pra academia. Preparei um café da manhã diferente: maçã cortadinha com canela, e meio pão sírio com requeijão light. E fui... Chegando lá, me pesei e ainda vi que tinha perdido 350g no fim de semana. Estou super positiva, como toda segunda-feira deve ser!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dica da Nutricionista: Alimentos Industrializados


A cada dia que passa os alimentos industrializados estão fazendo mais parte da nossa alimentação. São fáceis de preparar, rápidos, práticos, além de possuírem um prazo de validade mais extenso. Mas para conseguirem esses benefícios são adicionados diversos aditivos químicos, e é aí que mora o perigo.

Esses aditivos são mais conhecidos como conservantes, corantes, aromatizantes, acidiculantes e estabilizantes. São responsáveis por darem ao alimento industrializado um aspecto parecido ao natural além de aumentarem a durabilidade e evitarem a ação do meio ambiente e de bactérias. Podem causar alergias, doenças cardiovasculares e até câncer, quando consumidos em grandes quantidades.


Conservantes
Sua função é evitar que o alimento se deteriore pela ação dos microorganismos, fazendo que durem mais tempo sem estragar. Podemos localizá-los nos rótulos das embalagens através dos códigos P1 a P10. Estão presentes principalmente nos refrigerantes, sucos, margarinas, queijos fundidos, pães, chocolates.


Corantes
São responsáveis por colorir o alimento e torná-lo mais parecido ao natural, aumentando assim sua aceitação. Imagine beber um refrigerante transparente sendo que seu sabor é de uva? São encontrados em gelatinas, massas, bebidas, biscoitos.


Aromatizantes
Sua função é parecida a dos corantes, porém o aromatizante dá ao alimento o aroma e sabor parecido ao natural. Aliás, muitos alimentos estampam nas embalagens fotos de frutas, sem mesmo contê-las, são os aromatizantes que imitam seu sabor. Presentes nas sopas, carnes enlatadas, sorvetes, biscoitos.


Acidiculantes
São usados nas bebidas dando o sabor de algumas frutas e o sabor ácido ou agridoce. São localizados no rótulo pelo código H.
Encontrados nos sucos de fruta e refrigerantes.

Estabilizantes
Estabilizam as proteínas dando uma aparência saudável aos produtos. São identificados pelas siglas ET1 a ET29.


Outra grande vilã dessa história é a gordura trans, também conhecida como gordura vegetal hidrogenada, responsável pelo aspecto crocante dos alimentos, está presente nos biscoitos, salgadinhos, bolos prontos, sorvetes, achocolatados prontos, margarinas e temperos, em tablete e em pó. Há suspeitas que o consumo excessivo dessa gordura possa causar câncer de mama, além de elevar o mau colesterol (LDL) e diminuir os estoques do bom colesterol (HDL). Para se ter uma idéia um simples donuts equivale a 8 fatias de bacon, devido a combinação gordura saturada / trans.


O sódio também está presente em abundância nos alimentos industrializados, podendo causar hipertensão, retenção de líquidos e até mesmo excreção de cálcio pela urina. Observe a quantidade de sódio presente em uma latinha de refrigerante sendo que a recomendação é de 6g de sal ou 1 colher de chá por DIA.

Dê sempre preferência aos alimentos naturais quando quiser buscar saúde. Os industrializados podem existir na sua alimentação, mas não devem predominar nunca. Tente reduzir ao máximo o seu consumo. Não se engane, uma sopinha em pó pode ter apenas 42 calorias, mas não tem absolutamente NADA de saudável, deixe de lado a preguiça e vá cozinhar os legumes e fazer uma sopa de verdade!


Até a próxima!

Renata Manganelli

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cortando o mal pela raiz

Sabe, eu sou uma daquelas pessoas que tem horas que não se aguenta. Eu acho muito chato falar de mim mesma, e da minha luta contra sei lá o que pra emagrecer. Em quase três meses de blog, eu só emagreci 2kg, e tive várias idas e vindas, sempre entre o 72 e 71kg. Hoje estou com 71kg, e já não vejo a hora de sair dessa casa triste dos 70. Não aguento mais. Fico sonhando com o momento em que vou subir na balança e ler um 68kg. Nossa... Já ia ser tanto pra mim.


Mas aí é sempre a mesma lenga lenga. Cuidado com a alimentação, hoje fui pra academia, e blá blá blá. Fiquei doente feio, ainda estou tossindo muito. E hoje voltei a academia depois de duas semanas parada, sem fazer nada e me entupindo de antibióticos e chocolate. Pelo menos não engordei nesse período, mas tô no zero a zero a tanto tempo que nada tem me animado.

Aí também fico toda sem graça de pegar e dizer que estou me desafiando a perder 2kg esses mês e contar tudo com detalhes aqui no blog. Depois chega lá e eu não consigo fazer nada. Tiro minhas fotos e nos 45 minutos do segundo tempo eu vou lá e caio de boca numa torta de chocolate, ou num big sorvetão. Sei lá... Cansei de mim. Me acho uma fraude. Dentro de mim tem um monte de vontade, mas nada de coragem, parece.


Tem tempos que eu sei que o meu maior pecado é o doce. As sobremesas, o chocolate, aquele bolinho que no início é só um pedacinho e daqui a pouco virou metade do tabuleiro. Aquele sorvete que eu nem tava com vontade, mas fui comendo, comendo... Sabe?! Meu problema é esse mesmo. Aí ontem eu pensei, vou fazer um pacto comigo mesma de não comer doce até o dia dos namorados. Ao todo seriam 24 dias, e no fim eu poderia me pesar e ver se esse jejum de açúcar realmente fez alguma diferença na minha vida. Se eu conseguisse algum resultado positivo, ainda poderia comemorar, comendo um fondue de chocolate com o meu amor.

Aí fiquei pensando, beleza, vou lá no blog escrevo tudo, e vamo que vamo. E na segunda semana eu já tô surtando porque quero comer um alfajor. O que eu faço comigo??? Me tranco numa torre e só saio de lá quando ficar magra e com 100m de cabelo loiro??? Socorro de mim!!!


A única coisa que posso dizer é que hoje tá sendo o meu primeiro dia dos 24 sem açúcar. Não comi e pretendo não comer. Tô tentando dar uma encrementada a mais no meu jantar. Porque essa era da noite pega muito pra mim. Eu sinto muita fome a noite. Aí pra não cair na tentação do doce, estou comendo salada, carne e duas colheres de arroz. Que me satisfazem e me impedem de ficar desesperada depois achando que tá faltando alguma coisa. Ontem deu certo. Vamos ver hoje. Ai como eu quero vir aqui contar uma notícia boa. Ai que esse dia chegue logo!

terça-feira, 17 de maio de 2011

As vozes dentro de mim


Eu acredito que escuto vozes dentro de mim. Aliás, eu converso sozinha, mas isso é outo assunto. Mas é incrível como as vozes dentro de mim me confundem, me fazem pecar ou me sentir super vitoriosa. Esses dias que eu tô doente então, a voz do diabinho tem me sussurrado besteiras o tempo todo.


Eu disse que tinha perdido um pouco de peso essa semana, mas acho que já voltou tudo. De ontem pra hoje eu tive uma vontade louca de comer chocolate. Comi um quadradinho de chocolate amargo depois do almoço de ontem, e de noite a voz do diabinho quase me deiou louca para comer mais. Até fiz o exercício de fechar os olhos, para pensar em outras coisas, e ainda ensaiei uma quase yoga, para acalmar meu "coração".


O problema foi que eu recebi uma encomenda de ovo de Páscoa. Oi??? Juro que recebi, para essa semana. E como o cliente tem sempre razão, e ganhar um pouquinho de dinheiro é sempre bom, eu aceitei e comecei a fazer hoje de manhã. Aí eu cedi às vozes malignas dentro de mim e belisquei até. Minhas lombrigas agradeceram, e a dieta e a academia querem me pegar de jeito. Sofro!

A cada dia que passa, eu sinto que tenho que fazer essas vozes calarem. Ia ser tão bom se eu só ouvisse as vozes saudáveis dentro de mim. Aquelas que olham pra janela de manhã e dizem "que delícia, já amanheceu! Vamos acordar!", ou aquelas que de noite dizem "hoje vamos comer só uma saladinha", ou aquelas super adultas que olham pro chocolate e afirmam "eu não preciso disso!".

Mas parece que as vozes mais escandalosas dentro de mim são as do mal. E eu sempre acabo cedendo. Eu sei que consigo, eu só ainda não não encontrei essa força toda. Ela deve estar dentro de mim, perdida em algum lugar no meio dessa banha toda. E a voz dela é tão baixinha... Vou comprar um aparelho de audição pra alma. Já!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Bom dia segunda-feira!

E começa mais uma semana, e começa mais uma dieta, e começam mais exercícios, e tudo isso com um novo ânimo. Eu acho maravilhoso poder recomeçar tudo, toda semana, todo mês, todo ano, e todo dia também. É como se a gente sempre tivesse uma nova chance de fazer tudo direitinho outra vez. Tudo bem que eu ainda estou doente, e ainda não pude voltar a minha rotina, mas espero que até quarta já dê para recomeçar 100%. Hoje eu ainda tô meio ruínzinha. Minha sinusite ainda não foi embora de vez, e eu ainda sinto dor de cabeça. Mas de sexta pra hoje eu já melhorei bastante. Já até estou conseguindo dormir melhor.


A boa notícia é que dei uma pequena emagrecida por conta do resfriado. Me pesei na sexta, na farmácia e estava com 70,4kg. Tudo bem que não era a balança de sempre, e que quando a gente fica doente perde peso mesmo, mas eu achei bom. Vamos ver quando eu voltar à academia e me pesar na balança de sempre. Às vezes ainda deu pra tirar uma vantagenzinha dessa semana terrível. E nossa, se eu saísse desses 70kg eu ia ficar tão feliz, me sentiria quase uma miss. Hehehehehhe...


Mas é aquela coisa, né?! Quando a gente não pode fazer exercícios, tem que cuidar ainda mais do que come. No fim des semana eu dei aquela escapulida básica, não na quantidade, mas porque comi uns docinhos aqui e ali. E então hoje, já tem que pegar mais leve na alimentação. Comer melhor no almoço e trocar os doces pela frutas imediatamente. E vamos começar mais uma semana saudável e da melhor maneira possível!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Blogger maluco!

O sistema do blogger parece que deu pau. Ou sei lá o que. O past do dia 11 e todos os comentários sumiram. Eu até coloquei denovo o post da Renatinha, porque se não eu acho que ele não voltaria mais. Mas vamos ao que interessa...

Às vezes eu tenho a sensação de que quando a gente começa a se empolgar com uma coisa, vem outra e bummm, tomba a gente. Essa semana começou super animada aqui em casa. Eu e meu marido na maior empolgação para a dieta e a malhação, e aí não conseguimos fazer nada. Até que na alimentação tudo bem, mas por conta do carro, e por conta da faculdade eu não consegui ir pra academia de segunda à quarta.

Na quarta tive a banca examinadora do meu trabalho final de faculdade. Eu e minhas companheiras de grupo tivemos um dia louco, mas no final tudo deu certo, e o trabalho foi super elogiado. Os professores até disseram que era a primeira vez que eles não tinham nada para acrescentar ou corrigir. Só pediram para a nossa sobremesa ser um pouco maior, porque estava maravilhosa!

Depois disso eu tava crente que ia poder voltar aos meus exercícios na quinta, mas aí acordei péssima. Já estava meio gripada desde o anício da semana, mas de quarta pra quinta a sinusite me pegou de vez e eu não dei conta. Passei o dia todo (quinta eu não tenho aula) debaixo da coberta e com lenços de papel a mão. Uma dor de cabeça sem precedentes e uma dificuldade de respirar desesperadora. Essa noite agora, de quinta pra sexta, foi pior ainda, e hoje eu tô um caco. Sinto dor no corpo inteiro, e o meu nariz já tá todo irritado. Essa época do ano é terrível.


É incrível como eu sempre fico gripada uma ou duas vezes nessa época do ano. E olha que isso já vem desde a adolescência. Acho que deve ser por causa da anêmia. Mas aí essa semana foi totalmente perdida. E eu sinceramente espero me recuperar nesse fim de semana. Porque se não, mais dias assim, nessa agonia de doente eu não dou conta não. E aí eu espero que semana que vem tudo volte ao normal.

Dica da Nutricionista: Alimentos Funcionais

Notamos, nos últimos anos, um aumento da incidência de doenças crônicas, como a obesidade e a hipertensão. Preocupados com essa situação, muitos cientistas passaram a pesquisar os benefícios do alimento para a saúde e foi assim que surgiu, no Japão, a denominação de alimentos funcionais.

Alimentos funcionais são aqueles que contêm algum nutriente que, além de atuar com suas funções nutricionais básicas, traz benefícios fisiológicos ou metabólicos à saúde, como a prevenção de doenças. Para isso é necessário que o consumo deste tipo de alimento seja regular.


Eles podem se apresentar de três formas diferentes: natural, quando está pronto para o consumo como os vegetais e frutas; industrializados, quando são produzidos pela indústria, como as cápsulas de ômega3; e os enriquecidos, quando são adicionados a determinado alimento, como os Lactobacilos nos leites fermentados. Vale ressaltar que não basta o alimento industrializado conter a substância com propriedade funcional, é necessário que ela contenha a quantidade suficiente para produzir o efeito desejado.

Os principais compostos descobertos, presentes nos alimentos funcionais são:

Betacaroteno
É um antioxidante, presente nos vegetais amarelos (abóbora, damasco, cenoura, manga) e nas folhas escuras (couve, espinafre) que previne o câncer e doenças cardiovasculares.

Licopeno
Antioxidante presente no tomate que reduz o risco de câncer na próstata. Suas propriedades são maiores se for consumido na forma de molho. E apenas uma colher e meia de sopa bastam por dia.


Fibras
As fibras contidas nas verduras, legumes e frutas e nos alimentos integrais previnem o câncer de intestino além de reduzirem os níveis de colesterol.

Flavonóides / Resveratrol
Possuem o mesmo benefício do betacaroteno, prevenção de câncer e doenças cardiovasculares, porém está presente no suco integral de uva e no vinho tinto. Dois copos de suco de uva integral ou um cálice de vinho tinto seco são capazes de suprir a quantidade ideal.


Isoflavona
Composto presente na soja capaz de reduzir os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. A quantidade necessária é de 1 xícara de chá do grão da soja por dia.

Ômega-3
Presente nos peixes, como o salmão, atum e sardinha que ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares e na redução do colesterol. O ideal é substituir a carne vermelha pelo peixe no mínimo duas vezes por semana.



Pró-bióticos
Ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos.

Vale ressaltar que os alimentos funcionais não curam doenças, eles são importantes na prevenção ou na redução do risco, ou seja, eles atuam fortalecendo o nosso organismo.

É como na alimentação colorida, colocando um pouco de tudo no nosso prato nos beneficiaremos de vários tipos diferentes de nutrientes. E sabendo dos benefícios a nossa saúde que esses alimentos podem trazer, é melhor prevenir do que remediar!

Até a próxima!

Renata Manganelli

terça-feira, 10 de maio de 2011

Leituras insentivadoras

No meu aniversário ganhei dois livros de uma amiga (a Renatinha, nossa nutricionista), que disse que eram para me inspirar nessa fase de emagrecimento. Eu já falei sobre um deles aqui, o Mulhersegura.com, que eu li super rapidinho e indiquei pra vocês. Mas nunca tinha comentado sobre o outro, que é ainda mais interessante, Reeduque seu cérebro, remodele seu corpo. Este eu ainda não terminei, porque além de ser maior é o livro de uma Ph.D. em psicologia fisiológica, então o livro é bem mais complicadinho de ler. Só que eu confesso que estou gostando até mais deste segundo livro que do primeiro.


A autora criou um modelo de reeducação do cérebro, que nos ajuda a regular as partes que estão falhando no cérebro e nos fazendo comer mais que o necessário, e comidas que tem mais calorias que valor nutritivo. Em determinado momento o livro começa a nos ensinar como treinar o cérebro a pensar de forma nova, e tem uns exercícios pro cérebro que eu tô achando super interessantes. Como fazer um reboot no cérebro quando começamos a pensar demais em comida.
Ex: quando você está sonhando com um BigMac e já consegue até se ver comendo um, e está prestes a entrar na fila para comprá-lo na praça de alimentação do shopping, você pára, fecha os olhos por 5 segundos e começa a pensar em outras coisas. Pode até se imaginar comendo uma salada verdinha, com tomatinhos, cenoura raladinha, beterraba, broto de feijão... E aí pronto, a vontade passou!


Parece loucura né?! Mas hoje no supermercado, toda vez que eu passava por um corredor de delícias, tipo o de biscoitos recheados e chocolates, eu fechava os olhos e rapidinho já tava pensando em outra coisa. Aliás, no supermercado mesmo eu comprei a edição desse mês da revista Women's Health, que também é uma ótima leitura pra quem está querendo uma vida mais magra e mais saudável.


Confesso que peguei a revista porque fiquei curiosa pra ver a matéria que conta a história de três leitoras que emagreceram até 25kg. Mas quando comecei a ler, tinham tantas outras matérias legais que a da capa acabou ficando pra depois. A que mais me chamou a atenção é Comida: uma história de amor e ódio. Eu sempre fui comilona, gosto de comer, e comer besteiras, principalmente doces e massas. São a minha fraqueza. E depois que eu entrei pro curso de gastrônomia então... Foi realmente uma história de amor e ódio.


Hoje eu tento balancear bem essa coisa entre comer pra ser feliz, e ser emagrecer pra ser feliz. Admito que às vezes, o que me faz feliz mesmo é um chocolate. Tem dias que só ele salva. Mas eu já consigo sentir prazer em comidas mais saudáveis, do que eu sentia antes. Outra coisa que faz a maior diferença na minha vida, e que antes eu não dava a menor bola, é a prática regular de exercícios. Não tem nem um ano que eu entrei pela 12ª vezes na acadêmia, e dessa vez foi tão bom e tão divisor de águas na minha vida, que hoje, já não consigo mais me imaginar sem. Nos dias que eu não posso ir, como esses últimos em que eu fiquei sem carro, me faz muita falta, e eu sinto que a minha rotina fica totalmente bagunçada.


Nós estamos vivendo em um mundo onde 300 milhões de pessoas são obesas, segundo a OMS. Parece que tudo ao nosso redor contribui para uma alimentação ruím, e uma vida cada vez mais sedentária. O esforço para emagrecer e se manter ativo é totalmente contra a maré. Mas quem entra nessa não se arrepende nunca, porque é um caminho gostoso e muito feliz. O livro que eu falei que estou lendo ainda coloca como um dos exercícios O efeito-espelho da vida saudável, que é, nada mais nada menos, que se espelhar em pessoas que se comportam de maneira saudável. É ir almoçar na mesa da turma que come bem, e não da que come fast food. É entrar pra um grupo de corrida e batalhar pra ser igual o pessoal do avançado. É fácil, né?!


O que mais faz a diferença é a nossa vontade de mudar. Só a vontade já é 1/3 do caminho. E se essa vontade permanece, o resto vai fluindo,vai acontecendo. Só não pode perder a vontade, o foco. O caminho é longo, mas o que não faltam é insentivos durante a caminhada. E se segurar nesses insentivos, como boas leituras, exemplos de pessoas, novas receitas saudáveis, novas descobertas do próprio corpo quando começa a se exercitar... Com certeza vai ajudar bastante!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Casal unido jamais será vencido

Eu não sei vocês, mas eu já ouvi muita gente dizendo, e até concordo que quando a gente faz dieta e o marido, ou namorado não faz junto é muito mais difícil. Porque A gente tá lá pensando em comer só uma saladinha, ele faz uma picanha e arroz a piamontese. Aí você fica olhando a comida dele, a sua, a dele, a sua... E acaba comendo a dele. Sad but True.

Meu marido já era um pouquinho mais cheinho que eu quando começamos a namorar. E ele teve junto comigo, só que em maiores proporções (mede 1,95m), uma história parecida de engorda. Na verdade nós tivemos um processo de ganho de peso mais ou menos simultaneo. Até porque, tudo que eu passei, ele passou também, em alguns momentos em circunstâncias piores. Só que ele é o cara quando o assunto é fazer dieta. Ele é muito disciplinado quando quer. Ele fez uma dieta quando eu estava grávida da Stella em que ele perdeu 27 quilos. Tem noção??? Só que de lá pra cá muita coisa já mudou.

No dia do nosso casamento (bem magrinhos)

Sexta-feira, eu estava me arrumando pra sair com ele à noite e tive uma daquelas crises de "não tenho nada pra vestir", e chorei, chorei, chorei. Fiz uma bagunça no closet, experimentei um monte de roupa, fiquei brava comigo mesma, e ele no carro me esperando uma meia hora. Quando eu finalmente saí de casa, eu já estava com os nervos à flor da pele, e ele veio perguntar porque eu demorei tanto.Aí eu comecei a chorar mesmo. E saí falando um monte de coisas nada a ver. Tipo que não era pra ele dizer que eu estou bonita até eu ficar magra, porque eu tava uma gorda ridicula, porque nada meu serve direitinho, porque eu já tava cansada das rouopas que servem em mim e tals... Crise de TPM, confesso. Mas foi grave.

No aniversário de 1 ano do nosso príncipe

Depois disso combinamos que vamos nos ajudar. Porque nós dois precisamos. Estamos começando hoje, pela primeira vez, uma luta juntos pra perder peso. Do tipo de dizer um pro outro durante um almoço, "você está exagerando", ou "coma salada também". É bom porque quando um tá com vontade de chutar o balde, tem o outro pra poder segurar e dizer "você consegue, não desiste"!

Na minha festa de formatura

Ele até me prometeu que vamos ver se fazemos umas séries de abdominais de noite, depois que colocarmos os meninos pra dormir. Ele é o rei dos abdominais, conhece um mais chato e difícil que o outro. E treinar com ele é super pesado, porque ele treinava boxe quando era mais novo, e é todo certinho como professor. Eu estou super empolgada! E no fim do ano, nós vamos ser o casal saradão da praia. Vocês vão ver.

Nas nossas últimas férias