segunda-feira, 25 de julho de 2011

Notícias portenhas

Já vou logo avisando que é impossível falar de dieta por aqui. Apesar de quase não se ver gente gordinha, não tem como fazer dieta. É quase um pecado. E olha que eu nem tomo vinho, porque se tomasse... Estava perdida.

Cheguei na sexta-feira na hora do almoço, e minha mãe já tratou de me levar em um café que tem um spaguete integral, com salmão e rúcula sensacional. Eu amei. Pelo menos essa primeira refeição foi modesta e comportada. Já no jantar, ainda tentei manter a linha, e pedi um salmão thai, que vinha com salada de legumes cozidos, mas na sobremesa dividimos um vulcão de doce de leite com sorvete. Afff... Perdição é pouco!

Sábado, bateção de perna nas ruas dos outlets, lotadas de brasileiros também. Pelo menos continuei pensando em coisas lindas, como comprar um tenis de corrida e um casaquinho pra usar de manjã pra ir pra academia, já que tenho morrido de frio esses dias. Consegui fazer as compras, mas no almoço, que diga-se de passagem, aconteceu às 16h, não consegui me segurar e comi massa, nada integral e com molho de queijo com manjericão. O manjericão me salva? Será? Tinha recheio de abóbora, serve?! E como se não bastasse, também comi um crepe de doce de leite na sobremesa. Sem culpa não engorda. Já ouvi dizer isso...



No sábado não saímos de noite. ficamos em casa e comemos empanadas muy saborozas, que a moça que trabalha na casa da minha mãe fez. Foi bom porque sair de casa é sinal de sair da linha, quase o tempo todo. O que mais tem pegado pra mim é que aqui não tem a variedade de suco que temos no Brasil, que em qualquer lugar você pede um suco de laranja natural. Aqui até tem suco, de laranja de caixa, que é horrível. Aí, como não tomo vinho, e não dou conta do suco horrível, acabo tomando refrigerante, que em Brasília eu não tomo quase nunca. Acho que vou ter que começar a tomar vinho. Minha mãe sempre diz isso aqui.

Domingo almoçamos na casa de uns amigos da minha mãe aqui. Depois voltamos a bater perna no shopping e morrer de calor com o movimento sai pra rua, põe milhões de casacos, entra no shopping, tira todos os casacos. Eu estou achando bom, porque estava morrendo de medo do frio, mas desde que cheguei não peguei nenhum dia de muito frio, e hoje foi a primeira vez que choveu. Então estou no lucro.

Hoje foi o primeiro dia do meu curso e estou amando. De manhã confeitaria com chocolate, e de tarde chocolatria. Bombons e mais bombons, e vários recheios novos. Estou encantada. Muita coisa pra fazer quando chegar em Brasília. Muitas idéias, muita vontade de começar a trabalhar logo logo! Pena, ou melhor, não sei, que os bombons só comeremos na quarta, tudo de uma vez. Mas de manhã vai ter degustação todos os dias das lindas tortas.

Torta Selva (esquisita, mas bem gostosa)

Mil folhas de chocolate com recheio de geleia de framboesa

Terouso Asteca (a que eu mais gostei)

Mesmo tendo computador em casa é difícil postar todo dia, porque mal estou parando em casa. Mas vouo tirando fotos, sempre que lembro, e em Brasília posso fazer um bem lindo com tudo!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Hello

Eu sumi. Eu comi lasanha, havanete, farofa, sorvete e sanduíche do BurgerKing no fim de semana. Eu confesso que estou meio com preguiça esses dias. Uma preguiça enorme. Eu viajo sexta de manhãzinha, e estou morrendo de medo. Coisas de quem não teve a oportunidade de viajar sozinha quando era adolescente, e agora adulta, morre de nervoso de fazer coisas super normais pra um monte de gente.

Eu ainda quero emagrecer. Eu pretendo fazer um monte de coisas. Mas eu não fiz nada, e não sei quando vou começar. Eu estou desanimada...

Ontem foi um dia ótimo. Eu fiz compras de mercado pra fazer um lanchinho de amigas aqui em casa. Passei a tarde toda fazendo uma das coisas que mais gosto: comidinhas. Foi um lanchinho delicioso, modéstia a parte. De noite nos divertimos muitíssimo. Conversamos, rimos, brincamos umas com as outras. Foi um desses momentos que dá vontade de repetir. Ainda bem que outras oportunidades não faltarão.

Mas mesmo depois do uma noite tão agradável, hoje eu acordei num desanimo, numa preguiça. Não sei se é a viagem chegando, se é essa falta de perspectiva do futuro, se é saudade antecipada... Não sei, mas não tô legal.

Acho que vai passar. Acho que quando eu estiver na casa da minha mãe nem vou me lembrar dessas coisas. Acho que meu curso vai ser uma delícia, e vai super valer a pena. Acho que eu vou descançar e dormir até mais tarde. Acho que quando eu voltar vou estar com outra conversa, com outra disposição, mas hoje tá difícil, viu?!

Então por hoje é só. Só o meu desanimo mesmo. Quem sabe, lá de Buenos Aires eu não escrfevo um post mais animadinho, com fotos e tudo mais. Mas por enquanto, fica assim.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dica de hoje: 7 passos para ter sucesso na dieta

Perder peso não é fácil, e eu falo por experiência. Mas a nutricionista norte-americana Barbara Rolls, autora do livro "A dieta volumétrica", defende que comer grandes porções de alimentos saudáveis é muito melhor que comer pouco e se privar das guloseimas. Ela elaborou uma lista com 7 segredinhos que fazem uma dieta dar certo. Olha só:

1) Aprenda a driblar a ansiedade

  • É muito comum descontar os sentimentos na comida, mesmo já estando satisfeito. Tente manter a calma e perceber se você está comendo por fome ou por outros motivos. Se a última opção for o seu caso, tenha força de vontade para se segurar!
  • Exercícios de respiração, meditação, relaxamento muscular e atividades físicas regulares ajudam a segurar a vontade de comer por gula.
2) Veja se você não está comendo demais e se mexendo de menos
  • Você se exercita com frequência, ouo costuma ceder a preguiça? Dê a si mesmo uma chance de mudar.
  • Se você sente dificuldade em fugir de doces, biscoitos ou salgadinhos, tente retirá-los da dispensa. Reserve-os para um momento do dia ou coma fora de casa.
  • Bateu vontade de comer doce? Não compre meio quilo de chocolate. Um tablete pequeno já adoça a boca e mata a gula, além de ser mais fácil de controlar.
3) Trabalhe seus pensamentos e sentimentos
  • Tente exergar as coisas de maneira positiva e trace metas realistas de perda de peso. Não exija demais de si mesmo, isso só traz ainda mais frustração.
  • Não permita que sua felicidade e seu bem-estar dependam apenas da perda de peso. Assim você controla a ansiedade e não desocntrola sua raiva na comida.
  • Comeu uma coxinha no caminho do trabalho? Não pense que por isso você pode pisar na jaca o dia inteiro. Troque esse tipo de atitude por um "ok, comi uma cozinha, mas se fizer boas escolhas daqui pra frente, ainda posso terminar o dia com saldo positivo". Não se martirize pelos erros, apenas se esforce para consertá-los.
4) Mantenha um diário alimentar e de exercícios

  • Anote tudo o que comer (até os lanchinhos) e como você se sente: se satisfeito, pesado, com fome logo depois...
  • Faça trocas de alimentos com frequência. Comento se o novo item satisfaz por mais tempo, por exemplo.
  • Escreva também sobre suas atividades físicas: se leves ou intensas... Anote as dificuldades ao realizá-las.
5) Envolva-se com familiares e amigos

  • Pessoas que gostam de sair ou receber amigos em casa se saem melhor na perda de peso. Trabalhe nos relacionamentos, encontre sempre os amigos. Assim, você percebe que pessoas são mais importantes que coida e a tendência é passar a usá-la menos como conforto.
  • Peça a um amigo ou familiar para fazer a dieta junto com você, ou comine de fazerem juntos alguma atividade física. Pratique um esporte em grupo como vôlei ou dança. Vale até entrar em grupos de emagrecimento como o Vigilantes do Peso.
6) Mexa-se já!

  • Quem começa a se exercitar se sente melhor. Percebe logo as mudanças no corpo, passa a gostar mais de si mesmo, preocupa-se mais com seu bem-estar e em ter qualidade de vida.
  • Não deixe a preguiça te derrubar! Faça caminhadas, passeie de bicicleta, suba os andares de escada, brinque com as crianças, saia pra danças... Uma dessas atividades certamente o fará feliz.
7) Tenha uma plano B
  • Faça um plano para as horas de recaída, como festas ou feriados. Perceba como você agiu e pergunte-se o que é possível fazer para melhorar. Mantenha-se positivo, e se conseguir seguir o plano, dê-se uma pequena recompensa, que não seja comida.
  • Ninguém perde peso todos os dias por mês. É normal que algumas semana sejam melhores que ooutras. E isso não significa que você esteja fazendo algo errado. Aceite isso e siga em frente!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Taaaaaaaapa na cara

Doeu, e doeu foi muito. Lembram que eu disse que tinha perdido 1kg na semana passada? Encontrei denovo o maldito. Também pudera, desde o fim da semana passada que com essa sem vergonhice de ficar cozinhando e comendo um monte de besteira assistindo Harry Potter, eu já sabia que não ia dar certo. Mas tava tão bom... Férias, comilança de besteira, pé pra cima vendo filme toda noite... Aiaiai... Foi bom mas durou pouco.

Quando me pesei hoje na academia, chega levei um susto. Nossa, fiquei arrasada mesmo. Desde abril que eu não consigo sair desses 71kg. Eu até chego em 70,5kg, mas volto tudo denovo. Falta tão pouco pra sair dos 70, e eu só dando pra trás. Que bobeira essa minha. O que custa maneirar um pouquinho? O que custa diminuir a quantidade de comida de noite? O que custa, Brenda? O que custa???

Nossa, essa fraqueza minha já tá me dando nos nervos. Sabe, porque não é academia que vai me fazer emagrecer, não é professor, não é nutricionista, não é ninguém. Sou eu, sou eu, sou eu, sou eu, sou eeeeeeeu... Tô tão musical hoje, né?! Mas sério, que raiva de mim.

Tô cansada, sabe?! Cansada de ser tão fraca, de ser tão sem palavra, de ser tão indiciplinada, tão tantas coisas ruíns que só me fazem mal, só atrasam minha vida e os meus planos. Ontem à noite eu jantei risoto com salmão e saladinha de rúcula com molho de limão siciliano. Tipo, porque eu não fiquei só no salmão com saladinha de rúcula???

A saladinha de rúcula não aparece porque tava numa vasilhinha separa.
 Eu não sou tão cara de pau assim.      

Uma coisa é fato. Foi bom levar esse choque na balança hoje. Eu precisava desse tapa na cara, com certeza. Porque as coisas não acontecem sozinhas. Tem que partir de mim. Sou eu que preciso trocar o doce de leite por uma porção de frutas. Sou eu que preciso dispensar o que eu sei que não tem nada a ver com o estilo de vida que eu quero seguir. E não adianta ficar pensando em quanto eu já melorei. Tem que focar no quanto eu ainda preciso melhorar. E só assim mesmo.

Recomeçando tudo em plena quarta-feira, pra quebrar a regra. Se o desespero vier. Vamo que banana com morango. E se for uma coisa muito impossível de controlar, tipo TPM, vamo de dois quadradinhos de chocolate amargo, e escovação de dente, daquelas de bochechar listerine depois, pra segurar o coração. E nada de risoto pelos próximos meses.


"Não importa o quanto você consegue bater, mas sim o quanto você consegue apanhar e ainda continuar na luta." Sábias palavras de Rock Balboa. Hahahhahahahahahahha...

terça-feira, 12 de julho de 2011

E essa comilança um dia acaba comigo

Nossa, que preguiça que me deu hoje de manhã. Mas eu fui!!! Acordei, enrolei só um pouquinho na cama, me aprontei, tomei um café da manhã dos campeões, e fui. Não fiz a aula de corrida. Semana passada senti uma dorzinha no joelho durante a aula, e hoje preferi ir pro spinning. Nossa, tinha tanto tempo que não fazia que eu quase morri. Mas teve bão!


Depois da academia fui fazer compras. Aqui em casa faço uma vez por semana. Prefiro compra menor, porque o risco de perder algum alimento é menor, e sempre tem fruta fresquinha em casa. Enchi o carrinho com alface, rúcula, espinhafre, frutas, legumes... Mas tenho que confessar que trouxe pra casa ingredientes pra uma lasanha no fim de semana. Deve ter bem um ano que eu não faço lasanha aqui pra casa, e meu marido pediu, e eu sempre vou ter milhões de desculpas bem plausíveis. É difícil... Mas se eu comer só um pedaço e com salada, não vai fazer mal.


Sabe que na verdade eu nem ligo muito pra isso. Eu me preocupo muito mais em não comer coisas industrializadas, que em comer ou não uma massa. Acho que um pacotinho de miojo faz muito mais mal que uma lasanha feita em casa. Então sempre que vou comer uma coisa que eu sei que é calórica e engorda mesmo, prefiro comer uma que eu mesma fiz. Assim eu sei quanto de óleo eu usei, quanto de sal eu coloquei, se tem mais tomate que queijo... Tô errada do mesmo jeito, mas... De vez enquando pode, né?!


O que eu tô preocupada mesmo são com os doces. Gente, porque eu sinto tanta necessidade de comer doce??? Porque depois de jantar eu sempre quero comer um chocolate, ou aquelas balas de gelatina (veneno mais gostoso de todos), ou uma torta, ou qualquer coisa que eu sei que eu não preciso, mas fico salivando pra comer??? Essa semana estou tentando com todas as forças driblar minha vontade de doce com frutas. Será que consigo? O pior é que quando pego um morango na geladeira já fico pensando naquele leite condensado por cima. GORDA!!! De que adianta Brenda, todos esses exercícios se você põe tudo a perder com uma sobremesa???

Bom, contanto que no dia da lasanha não tenha sobremesa já vai estar de bom tamanho. E vamo que vamo...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mais uma segunda-feira

É verdade tanto pra você, quanto pra mim. Segunda-feira é dia de recomeçar. Recomeçar a dieta, recomeçar na academia, prometer que vai estudar mais, que vai ser mais paciente... É como se fosse um primeiro dia do ano, só que toda a semana. Eu acho o máximo. Gosto dessa coisa de poder recomeçar. De ter mais uma chance. Porque por mais certinhos que sejamos, sempre tem alguma coisa que precisa melhorar, e nada como um dia que marque isso de forma pontual, como uma segunda-feira.

Só não pode ficar só na vontade, tem que fazer de verdade. Se você escolheu hoje pra recomeçar, ou começar qualquer coisa, comece mesmo! Se não fica sempre a mesma história, e da próxima vez que você for comentar que segunda-feira vai fazer qualquer coisa que seja, ninguém acredita, e nem você mesmo. Durante a semana passada eu vi 1kg ir embora no meu peso. Essa semana quero ver mais, até porque o fim de semana foi feeeeeeio. Comi cheesecake até sair pelo ouvido. Descontrole mode on. Mas já passou, e hoje é segunda-feira. Hehehehhe...

Meu cheesecake de cupuaçu, que deve me ter feito engordar alguns gramas nesse fim de semana. Era em forma de coração, que eu fiz com minhas forminhas novas, mas não dá pra reparar nessa foto, por causa da calda.

Desde o dia que fiz a primeira aula de corrida, não tenho faltado a academia por nada. Até porque de férias, esse é o meu único compromisso, e como não tenho outros, qualquer coisa que apareça pra fazer, vai ser depois da academia. Tudo é uma questão de foco. Hoje não fui de manhã, mas vou agora à tarde, sem falta. Até o dia da minha viagem, quero ver se saio dos 70. Oh luta, né?! Até hoje nessa... Mas depois que sair, eu não volto mais, de jeito nenhum. E aí depois o foco vai ser baixar dos 65, depois sair dos 60, até chegar aos meus tão sonhados 58kg. Eu consigo, eu sei!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Acho que meu eu cozinheira está mais que entrando em ação nessas férias. Ontem meu marido ficou reclamando comigo que esse semestre eu não fiz nada de especial aqui em casa, também com toda correria da faculdade... Aí hoje eu acordei disposta a passar no supermercado depois da academia e comprar tudo o que eu precisava pra fazer um super jantar pro maridão. Ele tava me pedindo pra fazer o prato do almoço, que eu fiz do Degust IESB. Então, pedido realizado.

Depois que terminamos o almoço, comecei a fazer a sobremesa, que sempre é melhor fazer antes, porque na maioria das vezes é mais complicadinha que o resto e demora mais pra firmar. E aí comecei a adiantar os preparos. Cortei toda a cenoura para o purê, preparei os medalhões de frango. Agora só falta cozinhar tudo e fazer o arroz que é simples. Nossa, eu tô curtindo muito essa coisa de ter tempo. Fico fazendo mil planos, lendo... Oh saudade que eu tava disso.


Também estou ajustando uma planilha, para a minha rotina de exercícios, de tarefas domésticas e de tempo para pesquisa e experimentos culinários, pra quando eu voltar de Buenos Aires e começar a vida de "verdade", com crianças na escola, tentativas de emprego e tals. Agora vai... Tô falando! Esse semestre vou ter mais tempo e quero muito aproveitar esse tempo da melhor maneira possível. Com meus filhos, na academia, na cozinha, na internet pesquisando... Tudo!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ah, as férias...


Tá bom, agora eu preciso pegar no tranco pra voltar a escrever regularmente no blog. Mas confesso que de férias, indo pra academia demanhã e ficando até quase a hora do almoço, chegando em casa e tomando um banho bem quentinho, almoçando logo em seguida e aproveitando a tarde toda com meus filhotes, tá bem difícil de vir escrever no blog. Antes eram minhas obrigações inadiáveis, agora é meu descanço inadiável que não me deixa escrever. Hahahahhahahaha... Era só pra tirar uma ondinha.

Estou curtindo tanto esses dias. Estou até mais leve, mesmo pesando a mesma coisa. Essa semana já levei meu pequenuxos pra andar de bicileta, já fiz bolo delicioso de maçã pra estrear as formas de silicone lindas que ganhei da minha mãe, já corri 4,51km na terça, já fiz compra de supermercado com todo o tempo do mundo pra escolher, já brinquei de sorveteria com minha filha comendo sorvete de verdade... E o melhor, já assisti os dois primeiros filmes do Harry Potter. Eu e meu marido estamos fazendo a retrospectiva de todos pra poder assistir o último. Nerds!!!


Nossa é tão boa essa calmaria que nem dá vontade de falar do assunto principal do blog. Mas eu juro de pé junto que estou cumprindo com todas as minhas obrigações de academia. Como disse antes, voltei pra aula de corrida e estou super empoplgada. Tudo bem que eu tenho três coisas pra ir aperfeiçoando: minha respiração que é totalmente descincronizada com o que eu faço, minha pisada, e minha postura. Uma coisa de cada vez. Vou começar pela repsiração, e depois vou mexendo com o resto. Quem sabe até o fim do ano eu não consigo participar e TERMINAR, importante frizar, uma corrida de 5km. Acho que essa é uma meta bem razoável.


Mas quanto a comida... Ah, a comida! Achei que entrando de férias eu ia querer férias da cozinha também. Mas quem disse? Segunda já fui fazer o tal bolo. Hoje já tô de olho nos meus livros de receita, pra ver se tem alguma coisinha legal pra inventar. Estou doida pra marcar um chá de amigas durante as férias, pra encontrar, por o papo em dia, e fazer e comer coisinhas gostosas que meninas adoram!!! Então pelo menos nas refeições que não fui eu que preparei eu tento fechar a boca e ficar na linha. Difícil...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pegando no tranco


É impressionante como a gente vai de marcha lenta quando começa "denovo". E quanto mais eu recomeço a academia, mais eu sinto que esse negócio de ir e vir não tá com nada. A gente vai percebendo que essa é uma escolha pra sempre, tem que ser um estilo de vida. Ou a prática de exercícios se torna parte da sua vida, como uma responsabilidade, ou como um prazer, ou você nunca vai realmente fazê-la. Dá pra entender?!

Eu e meu marido conversamos muito esse fim de semana sobre isso. Eu tava contando pra ele como foi correr, e como eu me senti bem, e feliz, e ele me contou também, como era quando ele era um atleta. E a gente chegou a conclusão de que não tem como ser um praticante de exercícios esporádico e viver os benefícios que a atividade física pode nos trazer, de verdade. Quando você está começando a sentí-los no corpo e no seu dia a dia, se você pára, você volta pra estaca zero.

Eu já me considero uma pessoa que precisa praticar exercícios para ser feliz. Olha que lindo! Mas é verdade, quando eu não consigo ir pra academia, eu relamente sinto falta, e meu dia parece que não rende, eu nem consigo me alimentar tão bem, como quando eu vou e tenho a minha rotina certinha. Pra mim isso é um avanço enorme. Mas sei que ainda tenho que melhorar e me disciplinar mais, principalmente com relação a alimentação.


Mesmo também já considerando o quanto eu melhorei a minha alimentação, eu ainda tenho um caminho longo pela frente pra chegar aonde eu quero. Eu lembro de como eu comia, enquanto estava grávida dos meus filhos, e me dá até tristeza de pensar que eu poderia ter até causado algum mal a eles, com aquele tanto de refrigerante e porcaria que eu comia. Graças a Deus, eles nasceram saudáveis, e são crianças lindas. Mas com certeza se ficasse grávida outra vez, me preocuparia muito mais comigo e com o bebê.

É claro que todo esse amadurecimento com relação a como se quer levar a vida vem com o tempo. O meu marido entrou na natação uns tempos atrás e conheceu um senhor que já devia ter seus 70 anos. E ele ficou super impressionado com a boa forma e o bom condicionamento físico do senhor. Um dia foi perguntar pra ele como ele conseguia aquilo. E o senhor respondeu que quando era jovem sofreu um infarto, e mesmo conseguindo superar o médico dele avisou que do jeito que ele leváva a vida, fumando, bebendo, se alimentando mal e sendentário, da próxima vez que ele tivesse um infarto, ele já não teria a mesma chance. E dali em diante o senhor mudou de vida.


Tem gente que já nasce com essa vontade, tem gente que precisa de um empurrãozinho, tem gente que precisa de uma super chacoalhada como a do senhor da natação. Não interessa em qual momento da vida a gente vai acordar pra necessidade de viver de uma maneira melhor, o importante é perceber isso enquanto é tempo.