terça-feira, 16 de agosto de 2011

Comidinhas da Argentina

Desde que cheguei de viagem que quero fazer um post sobre as delícias que comi em buenos Aires. Hoje eu finalmente tive um pouco de tempo. Então vamos lá... Infelizmente, não tirei fotos no primeiro restaurante que fomos, logo no dia que cheguei que foi o Sucre. Esse lugar é lindo, super moderninho e a cozinha é sensacional. Quado estive lá, comi empanadas de entrada, um salmão thay com legumes cozidos, e a sobremesa fantástica que é o vulcão de doce de leite. Recomendo para qualquer pessoa que for a Buenos Aires jantar lá um dia. Eu não sou a mais desesperada por carne, mas meu padrasto comeu uma carne muito bonita, e gostou muito. Vale muito a pena! http://www.guiaoleo.com.ar/restaurante/urlredirect/nombreClave/Sucre-208

No dia seguinte, almoçamos em Puerto Madero, o lugar que eu achei mais bonito de Buenos Aires. Até pedi pra voltar lá no meu último dia, porque realmente é lindo e dá uma boa caminhada. Minha mãe disse que no verão lá fica lotado de gente andando de patins, skate, correndo... Amei! Lá almoçamos no La Parolaccia. Lá tem vários, mas nós fomos no de comida italiana. Foi onde eu comi o ravioli de calabazza com molho de queijos e manjericão, e de sobremesa o crepe de doce de leite com sorvete. Coloquei fotos no post que fiz quando estava lá. Foi um almoço muito gostoso, e também recomendo o lugar, principalmente pra quem já tá cansado da parrilla.  http://www.laparolaccia.com/



De noite comemos em casa, empanadas deliciosas que a moça que trabalha na casa da minha mãe fez. E se não me engano, no domingo almoçamos na casa de uns amigos e jantamos pizza. Não tirei fotos também, mas foi num lugar ótimo chamado Almacen. Comemos umas pizzas bem diferentes e muito gostosas. Vale a pena, principalmente pra quem tá com criança, que às vezes precisa de uma comidinha mais conhecida pra relaxar. http://www.almacendepizzas.com/

Na segunda-feira, eu estava no curso. Tinha pouco tempo de almoço, e eu e minhas colegas almoçamos por ali pertinho, pra não correr risco. Confesso que foi a comida mais sem vergonha que comi na viagem. Um frango empanado com molho de roquefor e umas batatas noisets fritas. Tava meio gorduroso e eu não gostei. Nem lembro o nome do lugar, mas era bem servido, eu nem consegui comer tudo e foi barato. Mas tem coisa melhor pra se comer por lá.


De noite foi legal porque jantamos em casa de novo, mas a moça que trabalha lá, que é peruana fez umas comidinhas tipicas do Peru e foi bem gostoso. Fora que ela é toda caprichosa, e  arrumou tudo tão bonitinho. Tivemos uma primeira entrada de uma batata com um molho bem gostoso, mas não me lembro o nome de nada. Depois comemos o famoso ceviche, com um milho diferente que eles tem. E de prato principal tinha um salmão assado com abacaxi, e um arroz que não me lembro o nome, mas era todo colorido, com passas e várias coisas. A sobremesa foi comprada num confeitaria de Palermo, pertinho do apê, e era uma torta com base de brownie, depois mousse de doce de leite e espelho de doce de leite por cima. Eu realmente levei a sério essa coisa do doce de leite! Hehehehehe...





Na terça, minha mãe ia viajar a trabalho, então eles me pegaram na hora do almoço para almoçarmos juntos, antes dela ir. Fomos no El Mirasol, na Recoleta. Era parrilla, mas num esquema mais arrumadinho. Pedimos um chorizzo de entrada, e eu coloquei dentro de um dos pãezinhos do cubierto. O garçon brincou comigo que eu tinha feito um choripan, e eu fiquei meio sem graça. Mas tava um delícia. Eu e meu padrsto dividimos um lomo (filé) com papas espanholas, e eu comi uma salada ceasar com minha mãe. Tudo muito bom também, mas nada muito turístico.


Nesse dia, jantamos no Crizia. Um restaurante maravilhoso também. Estilo moderninho como o Sucre, mas achei mais elegante. Não pedimos entrada, porque os pratos são bem servidos, eu nem consegui comer o meu todo, que era uma bandiola com um molho adocicado, acho que era mel com cebolas carameladas, e patatas (batata doce). Meu padrasto pediu um atum rosado que pareceu maravilhoso, mas eu não me lembro se provei. Nesse dia estávamos só os dois, pois minha mãe tinha viajado. De sobremesa eu pedi uma cheesecake com coulis de maracujá. DELÍCIA!!! Alías, eu tava achando lindo que lá na argentina eles gostavam muito de três coisas que eu amo: abóbora, espinafre e maracujá. Mas aí descobri que eles acabaram de descobrir o maracujá, e tá meio que na moda. Então em todo restaurante tem alguma coisa com maracujá. Eu achei o máximo! http://www.crizia.com.ar/




Na quarta comi alguma porcaria que não me lembro no almoço com os colegas do curso. E de noite fomos em um dos lugares que eu mais gostei em Buenos Aires: o Las Pizarras Bistró. Nada turístico. Aliás, só quem é de lá conhece, porque é num lugar bem esquisitinho, e não é nada grandioso. Só um bistrô mesmo. Mas foi, pra mim, a comida mais gostosa que eu comi lá. O jantar mais incrível. O lugar mais aconchegante, e a comida mais barata. Você chega lá e não tem cardápio, tá tudo escrito em lousas na parede. Por isso o nome pizarras, que significa louosa. Comemos de entrada uma tortilha de batata, e o meu prato principal foi um ravioli de espinafre com molho de tomate fresco. O do meu padrasto foi uma bandiola com purê de batata e lentilha. E de sobremesa eu comi um creme brulé de maracujá (olha ele aí). O lugar é simples, mas o capricho e a comida são impecáveis. Tenho que voltar lá da próxima vez, porque o cardápio muda de tempos em tempos. Ah, mas lá não vende refrigerante, então meio ruím pra crianças. Mas tem uma carta de vinhos bem farta.



No dia seguinte minha mãe chegou, e de noite fomos jantar juntos num restaurante ali em Palermo mesmo, chamado Bella Italia. Também gostei bastante de lá. Aliás, falou em comida italiana eu tô dentro. Hehehehe... Acho que tá todo mundo sentindo falta da parrilla, mas ela realmente não entrou no meu circuito gastronomico. Eu deixei pra comer quando for lá com meu marido e meus filhos, porque ele sim, eu sei que não vai deixar passar. Mas esse reatuarante também foi ótimo. A entrada foi um camarão ao alho e óleo com uma berinjela assada no molho de tomate (gostei tanto que já repeti em casa). Meu prato principal foi um ravioli al limone com salmão e espinafre. E de sobremesa o vulcão de doce de leite, que tava muito bom, mas eu preferi o do Sucre. Nesse dia, eu tomei uma tacinha de vinho pra não dizer que passei pela Argentina e não tomei nenhum Malbec, viu?!



No sábado, que seria meu último dia, nós voltamos a Puerto Madero, mas acabamos almoçando num lugar mais distante, que era tipo uma Churrascaria Porcão. Nem me lembro o nome. Foi bom, fomos bem atendidos, mas não marcou, não impressionou e nem deixou saudade. De noite fomos no famoso Astrid e Gastón, em Palermo. Cozinha peruana, mas muito chiquezinha. Vale à pena. É um desses lugares diferentes que ficam na memória da gente por anos e anos. Tipo um museu, só que de comida. Estávamos em um grupo grande, com uns amigos da minha mãe, então pedimos três entradinhas e dividimos para a mesa toda. A que eu escolhi eu achei a melhor: um ceviche de salmão com leite de tigre e molho de maracujá (não falei que ele tá em alta). As outras eram boas, mas não me lembro exatamente o que eram. Depois na hora de escolher o prato principal eu me enrolei toda. No cardápio tinha uma parte da comida típica peruana, e outra com comidas argentinas, mas com toque peruano. Eu, metida, quis escolher a peruana, porque p restaurante é peruano, então quero pedir o melhor do restaurante... Engano meu. Pedi um tal de Ahí de Galina, e meu veio uma coisa que parecia um strogonof de frango. Adoro strogonof, mas não quando eu estou num restaurante super exclusivo, e principalmente quando todo mundo da mesa pede alguma coisa que tá muito mais apetitosa que o meu prato. Mas a sobremesa veio para redimir o Astrid e Gastón no meu conceito. Todo mundo da mesa quis ir de Esfera de Chocolate. Gente, o que era aquilo??? No prato vinha uma calda de framboesa com pedacinhos da fruta, e uma esfera de chocolate no centro. Aí do lado do prato, uma jarrinha com chocolate derretido bem quente, que a gente jogava em cima da esfera e ela derretia na hora e a gebnte achava o sorteve de baunilha que tava dentro. Nota 10 pra criatividade e apresentação. Saí de lá feliz! http://www.astridygaston.com/







No dia seguinte fui embora, feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz porque estava morrendo de saudades de casa e dos meus amores. E triste porque foram dias muito gostosos, e eu estava na casa da mamãe, né?! Mas já estou com planos de voltar assim que possível. E poder levar meus filhos e meu marido no que eu mais gostei. E também ir com eles nas coisas que eu não fui ainda!

3 comentários:

  1. As fotos são tão lindas, quanto calóricas! Aquela entradinha da peruana, que você não se lembrou do nome, pelas fotos, acho que é a "papa a la huancaina" e o milho que aparece é a "canchita serrana", hummmm, deu água na boca!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga! É de dar água na boca! O post ficou ótimo, tanto as descrições quanto as fotos, dá vontade de conhecer tudo! O bom é que você experimentou muita coisa, e quando a gente marcar a nossa viagem pra lá já teremos várias dicas! Aliás, ultimamente só escuto coisas boas dessa cidade!

    ResponderExcluir
  3. Ohhhh céus!!! Quantas maravilhas!!! Ler este post no horáiro do trabalho é maldade!! Hahahahaha... Vamos marcar essa viagem minha gente!! Ao contrátio da Tata, já ouvi muita coisa ruim também,ouvi boas, mas também ouvi ruins, todo mundo que foi pra lá foi assaltado e a mala foi parar em outro lugar ao invés do seu devido destino! hahahaha Mas isso são casos à parte e mesmo assim eu quero muuuuito ir!!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir