1) Aprenda a driblar a ansiedade
- É muito comum descontar os sentimentos na comida, mesmo já estando satisfeito. Tente manter a calma e perceber se você está comendo por fome ou por outros motivos. Se a última opção for o seu caso, tenha força de vontade para se segurar!
- Exercícios de respiração, meditação, relaxamento muscular e atividades físicas regulares ajudam a segurar a vontade de comer por gula.
- Você se exercita com frequência, ouo costuma ceder a preguiça? Dê a si mesmo uma chance de mudar.
- Se você sente dificuldade em fugir de doces, biscoitos ou salgadinhos, tente retirá-los da dispensa. Reserve-os para um momento do dia ou coma fora de casa.
- Bateu vontade de comer doce? Não compre meio quilo de chocolate. Um tablete pequeno já adoça a boca e mata a gula, além de ser mais fácil de controlar.
- Tente exergar as coisas de maneira positiva e trace metas realistas de perda de peso. Não exija demais de si mesmo, isso só traz ainda mais frustração.
- Não permita que sua felicidade e seu bem-estar dependam apenas da perda de peso. Assim você controla a ansiedade e não desocntrola sua raiva na comida.
- Comeu uma coxinha no caminho do trabalho? Não pense que por isso você pode pisar na jaca o dia inteiro. Troque esse tipo de atitude por um "ok, comi uma cozinha, mas se fizer boas escolhas daqui pra frente, ainda posso terminar o dia com saldo positivo". Não se martirize pelos erros, apenas se esforce para consertá-los.
- Anote tudo o que comer (até os lanchinhos) e como você se sente: se satisfeito, pesado, com fome logo depois...
- Faça trocas de alimentos com frequência. Comento se o novo item satisfaz por mais tempo, por exemplo.
- Escreva também sobre suas atividades físicas: se leves ou intensas... Anote as dificuldades ao realizá-las.
- Pessoas que gostam de sair ou receber amigos em casa se saem melhor na perda de peso. Trabalhe nos relacionamentos, encontre sempre os amigos. Assim, você percebe que pessoas são mais importantes que coida e a tendência é passar a usá-la menos como conforto.
- Peça a um amigo ou familiar para fazer a dieta junto com você, ou comine de fazerem juntos alguma atividade física. Pratique um esporte em grupo como vôlei ou dança. Vale até entrar em grupos de emagrecimento como o Vigilantes do Peso.
- Quem começa a se exercitar se sente melhor. Percebe logo as mudanças no corpo, passa a gostar mais de si mesmo, preocupa-se mais com seu bem-estar e em ter qualidade de vida.
- Não deixe a preguiça te derrubar! Faça caminhadas, passeie de bicicleta, suba os andares de escada, brinque com as crianças, saia pra danças... Uma dessas atividades certamente o fará feliz.
- Faça um plano para as horas de recaída, como festas ou feriados. Perceba como você agiu e pergunte-se o que é possível fazer para melhorar. Mantenha-se positivo, e se conseguir seguir o plano, dê-se uma pequena recompensa, que não seja comida.
- Ninguém perde peso todos os dias por mês. É normal que algumas semana sejam melhores que ooutras. E isso não significa que você esteja fazendo algo errado. Aceite isso e siga em frente!
Muito legal! Também acredito que seguindo esses passos sem muita neura, com sucesso e saude perde-se peso!
ResponderExcluirMas não podemos ficar muito presas aos numeros da balança! Saude é fundamental!!! Beijo