quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dica: Suflê de Espinafre

Eu já comentei por aqui que pra fazer as crianças comerem certos alimentos que normalmente a maioria das crianças não come, eu e a Claudia, nossa ajudante, transformamos tudo em tortinha ou suflê. Desse jeito eles comem até pedra. E aqui em casa o preferido é o suflê de espinafre. Essa semana teve um aqui na hora do almoço que acabou rapidinho. E pro jantar fica uma delícia com salada também.


Como tem muito tempo que eu não passo nenhuma receitinha no blog, e essa semana eu também estou correndo contra o tempo, para fazer dois trabalhos escritos e estudar para três provas... Vou passar a receitinha que usamos aqui em casa. É do livro de receitas da Dona Benta, a do sítio do pica pau amarelo. Hehehehhehe... Ganhei ele da minha mãe logo que casei, bem antes de querer fazer gastronomia. E no livro tem de tudo. Ensina até a fazer arroz e feijão. Ótimo presente para noivinhas. Mas vamos a receita!

Ingredientes:
1 maço de espinafre
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de chá de leite
4 ovos separados (calaras de gemas)
3 colheres de sopa de parmesão ralado
Pitada de noz-moscada
Sal e pimenta a gosto

Preparo
1) Lave bem as folhas de espinafre e coloque-as em uma panela com um pouco de manteiga. Tampe a panela e cozinhe até que as folhas fiquem macias (cerca de 5minutos). Retire da panela e coloque em uma peneira. Aperte bem para eliminar o máximo de líquido possível. Pique finamente o espinafre e reserve.

2) Coloque a manteiga em uma panela e derreta. Adicione a farinha de trigo, misturando sem parar e aos poucos acrescente o leite, até engrossar o creme.

3) Retire do fogo e acrescente as gemas, levemente batidas, o espinafre, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Misture. Em um bowl, bata as claras em neve e depois incorpore delicadamente ao creme de espinafres.

4) Unte com manteiga um refratário apropriado para suflês, e coloque a massa para encher até 3/4 do refratário. Leve ao forno bem quente, por aproximadamente 20 minutos, para que o suflê asse e adquira uma coloração dourada. Sirva imediatamente, pois suflês tendem a murchar um pouco.


Esse suflê é uma delícia. Sempre que vou no mercado eu trago espinafre pra poder fazê-lo. As crianças comem dele super bem, e os adultos também. Porque é gostoso pra todas as idades!

5 comentários:

  1. Adoro sufle e adoro espinafre! Boa pedida!

    ResponderExcluir
  2. hummmm... Receitinhas.... A cara é ótima!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso!!!!....sabor e textura, e o preparo é mto fácil e rápido, recomendo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso!... o sabor e a textura , sem falar no preparo que é rápido e fácil! recomendo

    ResponderExcluir