terça-feira, 29 de março de 2011

Dicas da Nutricionista

Hoje vou falar de um assunto muito importante, porém ignorado por grande parte da população:
O CAFÉ DA MANHÃ.


A primeira refeição do dia é essencial.  É muito importante alimentar-se bem depois de longas horas em jejum inclusive para quem quer emagrecer. Pesquisas mostram que aqueles que consomem o café da manhã costumam manter uma dieta mais saudável ao longo do dia e são mais ativos fisicamente do que aqueles que pulam a refeição. Estes que ignoram esta refeição tendem a exagerar no almoço ou a consumir guloseimas durante a manhã. Podem reparar, não generalizo, mas quem é obeso ou está com sobrepeso geralmente tomam apenas um cafezinho cedo.


A importância do café da manhã e de se alimentar de três em três horas é muito simples de explicar: quando o estômago fica vazio ele manda sinais para o organismo dizendo que é preciso reabastecer os estoques. Se você não consome algum alimento esses sinais se tornarão cada vez mais intensos, resultando em um prato cheio de comida! Se esse fato se repetir sempre, nosso organismo muito inteligente tende a estocar toda energia consumida, já que ele entende que passará por outro período de “abstinência” o que resultará no acúmulo de gordura no seu corpo.

A refeição matinal equilibrada também acelera o organismo como um todo, já que a digestão eleva o metabolismo aumentando o gasto de calorias, outra importância de fracionar as refeições, mantendo assim o organismo sempre trabalhando.

O café da manhã ideal não precisa ser uma grande refeição, basta conter os nutrientes necessários para as diversas funções que nosso organismo precisa. Os cereais e pães são as fontes de carboidrato, fornecem a energia; o queijo e leite são as fontes de proteína, regulam a formação dos hormônios e são responsáveis pela formação e manutenção das nossas células, além do cálcio responsável pela manutenção dos ossos e pela contração muscular; as fibras das frutas e dos cereais integrais são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino além de auxiliar na absorção dos nutrientes.
Algumas sugestões simples de café da manhã:
*Granola com iogurte e frutas;
*Sanduíche de pão integral com queijo branco, peito de peru e suco de laranja;
*Pão francês com queijo branco, leite com café e mamão;
*Banana com iogurte, aveia e mel;
*Cereal com leite e morangos.


Agora que vocês já sabem da importância do desjejum, aí vão umas dicas e/ou incentivos para começar:
*Para quem acorda com pressa, prepare boa parte do café na noite anterior, deixe a mesa arrumada, os pães e queijos cortados e montados, alimentos práticos como o iogurte são uma boa alternativa.
*Para quem acorda sem vontade de comer, diminua a quantidade no lanche da noite ou jantar, assim você terá mais fome ao acordar.
*Para quem não é acostumado, não inicie este hábito comendo um banquete, vá aos poucos, uma fruta ou um copo de leite nos primeiros dias ajudam a vencer a preguiça, varie o cardápio para não enjoar.

Até a próxima!

Renata Manganelli

5 comentários:

  1. Tanto orgulho dessa minha amiga nutricionista...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ai Brenda,adoro seus postes, são muito importante tbm. Acho que estou passando por uma crise... Engordei muito em pouco tmp!!Estou tentando não passar desses quilinhos, pq sei que não conseguiria voltar...rerere (odeio fazer regime), mais sei que na verdade oq funciona msm é a reeducação alimentar. Dou total força pro seu blog. Continue postando esses dicas, é sempre bom! Bjaum prima

    ResponderExcluir
  4. Excelente!!! To sempe acompanhando o blog, só esqueço de comentar! hehehe
    To fazendo dieta tbm..mas pra poder engravidar de nvo! hehehe
    Eu emagreci 14kg no primeiro mes da minha filha, mas engordei tudo de novo de burra mesmo! Agora to correndo atrás do preju. Em 2 meses perdi 3kg e 10cm de barriga! Meu objetivo são 10kg até o ano que vem, em janeiro, qdo pretendo engravidar!!!
    Aodrei as dicas! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Priscilla, parabens pelos seus 3kg! Eh uma alegria ver que a gente consegue, ne?!
    Eu quero emagrecer 15kg ate o fim do ano, e sei que com forca de vontade tudo eh possivel. Vamo que vamo na luta! Apareca sempre. Fiquei feliz com o seu comentario!

    ResponderExcluir