sábado, 12 de março de 2011

Receita para um jantarzinho bem leve

Ontem à noite revolvi fazer um jantarzinho mais caprichado para mim e para o maridão. Vou dar todos os passos aqui pra vocês, porque estava bem gostoso e foi super rápido e sem segredos. Já vou logo avisando que apesar de fazer o curso de gastronomia, o que eu gosto mesmo de cozinhar são coisinhas bem práticas mesmo. Acredito que o curso me ajudou muito foi em apurar o paladar. Em procurar combinações diferentes para molhos, a apreciar mais as misturas de sabores. Mas para cozinhar, eu continuo achando que quanto mais simples melhor. Até porque, por mais que a gente goste de cozinhar, ficar o tempo todo com a barriga no fogão enquanto tá todo mundo conversando e se divertindo na sala é bem chato. Tudo que eu faço aqui em casa, prefiro deixar pré-pronto e colocar no forno pra esquentar, ou só fazer na hora o que não tem jeito mesmo. Assim eu consigo aproveitar os convidados também, né?!

Mas vamos a receitinha. Fiz um salmão com uma saladinha e molho a base de maracujá. Não disse? Sem segredos. O salmão, descongelei na hora, coisa muito errada, mas é porque também decidi fazer de ultima hora. Marinei bem rapidinho com sal, pimenta e vinho branco (meia xícara). Depois coloquei um pouquinho de azeite numa frigideira tipo chapa que eu tenho aqui, e coloquei o salmão para "grelhar". Processo simples, um pouquinho de cada lado, até estar pronto. Nenhum pulo do gato, nada de mais. Antes dessa parte do salmão, já tinha preparado uma saladinha básica de alface, tomatinhos sweet grape cortados ao meio, e cebola picadinha. Essa parte nem precisa explicar, né?! E para o molho que eu inventei um pouco de moda só. Então anota aí:

1º  Num recipiente pequeno coloque uma colher de sopa cheia de maionese hellmans light
2º  Junte a maionese uma apertada de molho de semente de maracujá "Epicuro". Eu comprei esse molho no Pão de Açúcar. Diz que cada colher tem 31 calorias. Eu usei no máximo umas 4, para um molho para duas pessoas
3º  Acrescente uma colher de chá de mel e misture tudo muito bem até ser uma coisa só.  Aí tá pronto. Segredo nenhum.

Até meu marido, que não gosta de molho doce, amou e queria mais. Só que eu fiz pouquinho mesmo e já tinha acabado. Se você for contar os ingredientes, não é o molho mais light do mundo não. Mas esse prato não tem nenhum carboidrato, então acho que não tem problema. O salmão, quando tem que ser descongelado na hora não fica bonitinho na forma certinha para servir. Pra nós não tinha problema, porque era um jantarzinho só nosso mesmo. Mas se você for fazer salmão ou qualquer peixe para visitas, e quiser montar o prato bem certinho, descongele com umas horinhas de antecedência.

Eu tirei fotos, do prato e até do molho do potinho do molho de maracujá, para quem não conhece ter uma idéia de como é para achar no mercado se quiser.





3 comentários:

  1. Estou dodia para comer salmão! Hummmmm... Amei!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Então quer dizer que esse molho de semente de maracujá é bom? Chegou semana passada no Naturetto pra vender e eu não acreditei muito na gostosura dele, rsrsrs! Da mesma linha tem o de gergelim, semente de papaya e chimichurri!

    ResponderExcluir