quinta-feira, 31 de março de 2011

Saladinha caprichada

Como eu já contei aqui outras vezes, eu faço um curso de gastronomia. Estou já para me formar. E agora na reta final temos vários trabalhos práticos. Um deles foi muito especial, em novembro do ano passado. Fizemos um jantar no Restaurante Dalí do Hotel Meliá aqui em Brasília. Era um evento fechado, foram vendidos convites antecipadamente, e o restaurante ficou cheio de familiares dos alunos, amigos intimos, namorados, maridos. Foi um momento muito gostoso. Sem contar que fora a opinião dos nossos entes queridos, o prfessor deu nota 10 pro grupo de trabalho, o que fez tudo ter um gostinho ainda melhor.

Nesse jantar, tinhamos que servir aperitivo, entrada, prato principal e sobremesa. É claro que o jantar não teve nada de light, e nem era essa a idéia. Mas a entrada que servimos foi uma salada que, modestia a parte, estava maravilhosa. Fora que na semana que eu emagreci 1,5kg, no fim do ano passado, eu jantei ela quase todos os dias. Juro! A mesma salada, de tão gostosa não me enjoou em nada.

Para quem quiser fazer também, não tem segredo. Mix de folhas baby (alface roxa, americana, lisa...), tomate seco cortado em tirinhas, mussarela de bufala em cubos pequenos, e a grande surpresa: ABACATE cortado em tiras. Pode acreditar que combina e é uma delícia. O molho também era bem simples, uma redução de aceto balsâmico. Como faz? Coloca 500ml de aceto numa panelinha, e deixa no fogo até reduzir e ficar com conscistência de calda. Não coloque a cara na panela para cheirar, é horrivel, de queimar tudo por dentro. Mas o sabor da redução é ótimo, meio adocicado. Depois de montado o prato com os ingredientes e a redução de aceto, jogue um pouco de gergelim por cima. Ou pros mais saudáveis, acho que uma colher de sopa de linhaça pega super bem.


Mas oh, sem exagerar no tomate seco a na mussarela de bufala, que são muito calóricos. Acho que dois tomates e uma bolinha de mussarela já são suficientes. E o abacate, divide a fruta ao meio (sem o caroço, óbvio) e depois corta em tiras de um centimetro. Pode usar umas 2 tiras, ou três dependendo do seu gosto por abacate. Não precisa picar em pedaços pequenos não, porque dá um charme o abacate ser o único em tamanho diferente. E outra, se você for jantar só essa saladinha, coloca o dobro de folhas. Essa da foto foi a do evento, e como era um jantar com prato principal e sobremesa por vir, não podia ser muito grande né?! Mas para quem só vai comer isso, pode caprichar mais na quantidade.

Taí a dica que eu juro que funciona, por experiencia própria. E é uma delícia mesmo. Só de ver a foto da saladinha me deu vontade de fazer!

3 comentários:

  1. Hummmm! Que delícia!
    Gostei de ver o comentário consciente da mussarela de búfala e tomate seco, rsrs!
    Amiga você já tá uma expert no assunto!

    ResponderExcluir
  2. Pela fotinha deu mesmo vontade de comer a saladinha....
    Boa dica pra variar a salada...
    Bjocas.

    ResponderExcluir
  3. ficou bonita mesmo a salada... mas o meu problema é que eu não curto muito salada com fruta... acho estranha a mistura. Na verdade, não sou de comer muita salada, nem de comer muita fruta. Meus hábitos são os piores possíveis, por isso está tão difícil fazer dieta. Mas eu vou me esforçar! Adorei seu blog. Acabei de criar um blog também sobre o assunto emagrecimento e muito voltado também para a questão da autoestima: chama-se Tendência a ser Linda. Ficarei feliz em receber sua visita por lá. Bjinhooooo

    ResponderExcluir