Notamos, nos últimos anos, um aumento da incidência de doenças crônicas, como a obesidade e a hipertensão. Preocupados com essa situação, muitos cientistas passaram a pesquisar os benefícios do alimento para a saúde e foi assim que surgiu, no Japão, a denominação de alimentos funcionais.
Alimentos funcionais são aqueles que contêm algum nutriente que, além de atuar com suas funções nutricionais básicas, traz benefícios fisiológicos ou metabólicos à saúde, como a prevenção de doenças. Para isso é necessário que o consumo deste tipo de alimento seja regular.
Eles podem se apresentar de três formas diferentes: natural, quando está pronto para o consumo como os vegetais e frutas; industrializados, quando são produzidos pela indústria, como as cápsulas de ômega3; e os enriquecidos, quando são adicionados a determinado alimento, como os Lactobacilos nos leites fermentados. Vale ressaltar que não basta o alimento industrializado conter a substância com propriedade funcional, é necessário que ela contenha a quantidade suficiente para produzir o efeito desejado.
Os principais compostos descobertos, presentes nos alimentos funcionais são:
Betacaroteno
É um antioxidante, presente nos vegetais amarelos (abóbora, damasco, cenoura, manga) e nas folhas escuras (couve, espinafre) que previne o câncer e doenças cardiovasculares.
Licopeno
Antioxidante presente no tomate que reduz o risco de câncer na próstata. Suas propriedades são maiores se for consumido na forma de molho. E apenas uma colher e meia de sopa bastam por dia.
Fibras
As fibras contidas nas verduras, legumes e frutas e nos alimentos integrais previnem o câncer de intestino além de reduzirem os níveis de colesterol.
Flavonóides / Resveratrol
Possuem o mesmo benefício do betacaroteno, prevenção de câncer e doenças cardiovasculares, porém está presente no suco integral de uva e no vinho tinto. Dois copos de suco de uva integral ou um cálice de vinho tinto seco são capazes de suprir a quantidade ideal.
Isoflavona
Composto presente na soja capaz de reduzir os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. A quantidade necessária é de 1 xícara de chá do grão da soja por dia.
Ômega-3
Presente nos peixes, como o salmão, atum e sardinha que ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares e na redução do colesterol. O ideal é substituir a carne vermelha pelo peixe no mínimo duas vezes por semana.
Pró-bióticos
Ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos.
Vale ressaltar que os alimentos funcionais não curam doenças, eles são importantes na prevenção ou na redução do risco, ou seja, eles atuam fortalecendo o nosso organismo.
É como na alimentação colorida, colocando um pouco de tudo no nosso prato nos beneficiaremos de vários tipos diferentes de nutrientes. E sabendo dos benefícios a nossa saúde que esses alimentos podem trazer, é melhor prevenir do que remediar!
Até a próxima!
Renata Manganelli
Sempre com uma dica interessante. Meu sonho era comer salmão 2 vezes por semana. Um dia... Uma dia...
ResponderExcluirAmeeeei, amo saber sobre os alimentos funcionais!!!
ResponderExcluirEu fiquei um tempo sem internet e mega senti falta de ler o blog! Ele me anima mto!
Adorei!! Salmão é tudo de bom!
ResponderExcluirwww.vidademalhadora.com