quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dica da Nutricionista: Reportagem Revista Saúde

Hoje vou falar de uma reportagem que saiu na Revista Saúde, leio todo mês esta revista e inclusive tiro muitas idéias para o blog. A reportagem principal deste mês fala sobre obesidade e dita motivos para se manter no peso certo e maneiras de emagrecer, achei que tem tudo a ver com nosso blog.

O sobrepeso e a obesidade se tornou há muito tempo um grave problema de saúde pública. Só no Brasil mais da metade da população está acima do peso, isto é um fato alarmante. Por isso é necessário mudar políticas, comportamentos e investir em atitudes voltadas para um estilo de vida mais saudável.


Pensando nisso a revista Saúde lançou a Campanha Emagrece Brasil e traz algumas dicas valiosas para mudarmos nosso estilo de vida e repensarmos o que estamos fazendo com nosso corpo:

11 MOTIVOS PARA SE MANTER NO PESO CERTO


1 – Para se prevenir contra o câncer
O peso ideal é importante na prevenção contra ao menos 15 tipos de tumor. Após estudos sobre o câncer de mama, por exemplo, cientistas concluíram que as mulheres com sobrepeso têm 35% mais risco de desenvolver uma forma extremamente agressiva da doença.


2 – Manter a visão em dia
As altas taxas de gordura contribuem para o surgimento da diabetes tipo 2 e/ou da hipertensão. A primeira deteriora os vasos sanguíneos, inclusive os que irrigam os olhos, a segunda faz com que o sangue chegue sob forte pressão e assim não alimenta a área adequadamente.


3 – Incrementar o sexo
No homem a libido diminui, pois os gordinhos contam com menos testosterona. Mas outro fator influencia
ambos os sexos, a diminuição da irrigação dos vasos sanguíneos da vagina e do pênis, o que pode culminar em disfunção erétil.

4 – Não perder o fôlego
A gordura espreme o diafragma, músculo da respiração, impedindo sua contração normal, não deixando o pulmão encher de ar completamente.



5 – Ter uma pele admirável
Pessoas acima do peso possuem uma maior fabricação de um ácido chamado aracdônico, mediador inflamatório que envelhece a pele.


6 – Afastar a depressão
Os gordinhos costumam ter a auto-estima baixa, mas não é somente este fator que proporciona a depressão. A obesidade altera o balanço dos neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, ligados ao bem estar.


7 – Assegurar a memória
Estudos em populações mostram que adultos com sobrepeso tendem a desenvolver, na terceira idade,
algum problema de memória com mais freqüência quando comparados a idosos que sempre tiveram boa forma.

8 – Dormir bem
A gordura dificulta a passagem do oxigênio, podendo causar a apneia noturna além dos roncos que diminuem a qualidade do sono.


9 – Evitar hérnias e dores nas articulações
Para suportar o peso a base da coluna é empurrada para frente, os joelhos saem do eixo e os membros inferiores durante o caminhar fazem movimentos em forma de arco, diminuindo o atrito entre as coxas. Essas alterações diminuem a capacidade de amortecimento dos ossos, favorecendo a degeneração das articulações.



10 – Diminuir o risco de intoxicação
Obesos podem sofrer com a esteatose hepática, uma infiltração de gordura no fígado, essa invasão prejudica o desempenho do órgão que acaba deixando moléculas tóxicas causarem estragos pelo corpo.


11 – Manter o sabor das coisas
Pessoas com sobrepeso têm menor sensibilidade para determinados gostos, o que pode ser um dos motivos por trás do maior consumo de alimentos calóricos. É como se a pessoa compensasse a falta de sabor com uma maior quantidade de comida.


6 MANEIRAS DE EMAGRECER

1 – Inclua alimentos cheios de água no cardápio
Alimentos com muito líquido em sua composição, como a abobrinha, o chuchu, o pepino, o melão e a melancia, matam a fome e contém poucas calorias. Um belo jeito de aproveitar é adicioná-los a receitas
originalmente engordativas como exemplo, uma quiche de abobrinha.


2 – Complemente a dieta com temperos picantes e alimentos roxos
As pimentas possuem a capsaicina que estimula a produção de hormônios que controlam o apetite e o pigmento roxo dos alimentos, como o repolho roxo, aumenta a queima de gordura dentro das células que a armazenam (os adipócitos).


3 – Acerte a freqüência dos exercícios físicos
Recomendam-se pelo menos 150 minutos de atividades aeróbicas por semana. Mas dois aspectos devem ser considerados pra quem pretende vencer a briga contra a balança: a intensidade e a maneira como a atividade é distribuída no calendário.



4 – Leve o cachorro para passear
Em um estudo nos Estados Unidos foi constatado que 60% dos donos de cães se exercitam o mínimo necessário.


5 – Tome Sol
É só através dele que sintetizamos a vitamina D, participante do transporte do cálcio, nutriente com potencial para esvaziar as células que armazenam a gordura. Basta 15 minutos de exposição ao sol por dia.


6 – Respire devagar
A respiração profunda e lenta feita diariamente serve até como método preventivo para a irritação. Pessoas irritadas e inquietas tendem a sofrer de compulsões alimentares. Esse estado aumenta os níveis de cortisol, hormônio que ajuda a estocar gordura no organismo.

Motivos não faltam agora para nos incentivar a tomar algumas atitudes em relação à nossa alimentação e ao estilo de vida. Afinal não estamos falando de estética, mas sim de saúde!

Até a próxima!

Renata Manganelli

Um comentário:

  1. Muito legal o assunto. É sempre importante sabermos todos os lados da moeda, e com tantos incentivos para estar com o peso certo, acho que não tem desculpa pra ninguém, né?!
    Valeu amiga!

    ResponderExcluir