sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dica da Nutricionista: Alimentos Industrializados


A cada dia que passa os alimentos industrializados estão fazendo mais parte da nossa alimentação. São fáceis de preparar, rápidos, práticos, além de possuírem um prazo de validade mais extenso. Mas para conseguirem esses benefícios são adicionados diversos aditivos químicos, e é aí que mora o perigo.

Esses aditivos são mais conhecidos como conservantes, corantes, aromatizantes, acidiculantes e estabilizantes. São responsáveis por darem ao alimento industrializado um aspecto parecido ao natural além de aumentarem a durabilidade e evitarem a ação do meio ambiente e de bactérias. Podem causar alergias, doenças cardiovasculares e até câncer, quando consumidos em grandes quantidades.


Conservantes
Sua função é evitar que o alimento se deteriore pela ação dos microorganismos, fazendo que durem mais tempo sem estragar. Podemos localizá-los nos rótulos das embalagens através dos códigos P1 a P10. Estão presentes principalmente nos refrigerantes, sucos, margarinas, queijos fundidos, pães, chocolates.


Corantes
São responsáveis por colorir o alimento e torná-lo mais parecido ao natural, aumentando assim sua aceitação. Imagine beber um refrigerante transparente sendo que seu sabor é de uva? São encontrados em gelatinas, massas, bebidas, biscoitos.


Aromatizantes
Sua função é parecida a dos corantes, porém o aromatizante dá ao alimento o aroma e sabor parecido ao natural. Aliás, muitos alimentos estampam nas embalagens fotos de frutas, sem mesmo contê-las, são os aromatizantes que imitam seu sabor. Presentes nas sopas, carnes enlatadas, sorvetes, biscoitos.


Acidiculantes
São usados nas bebidas dando o sabor de algumas frutas e o sabor ácido ou agridoce. São localizados no rótulo pelo código H.
Encontrados nos sucos de fruta e refrigerantes.

Estabilizantes
Estabilizam as proteínas dando uma aparência saudável aos produtos. São identificados pelas siglas ET1 a ET29.


Outra grande vilã dessa história é a gordura trans, também conhecida como gordura vegetal hidrogenada, responsável pelo aspecto crocante dos alimentos, está presente nos biscoitos, salgadinhos, bolos prontos, sorvetes, achocolatados prontos, margarinas e temperos, em tablete e em pó. Há suspeitas que o consumo excessivo dessa gordura possa causar câncer de mama, além de elevar o mau colesterol (LDL) e diminuir os estoques do bom colesterol (HDL). Para se ter uma idéia um simples donuts equivale a 8 fatias de bacon, devido a combinação gordura saturada / trans.


O sódio também está presente em abundância nos alimentos industrializados, podendo causar hipertensão, retenção de líquidos e até mesmo excreção de cálcio pela urina. Observe a quantidade de sódio presente em uma latinha de refrigerante sendo que a recomendação é de 6g de sal ou 1 colher de chá por DIA.

Dê sempre preferência aos alimentos naturais quando quiser buscar saúde. Os industrializados podem existir na sua alimentação, mas não devem predominar nunca. Tente reduzir ao máximo o seu consumo. Não se engane, uma sopinha em pó pode ter apenas 42 calorias, mas não tem absolutamente NADA de saudável, deixe de lado a preguiça e vá cozinhar os legumes e fazer uma sopa de verdade!


Até a próxima!

Renata Manganelli

Um comentário:

  1. Renatinha e Brenda,
    adorei o post! Por isso que cada dia mais tento inserir produtos orgânicos na minha alimentação...é difícil, mas vale a pena!
    Beijos, Flávia Reis.

    ResponderExcluir