terça-feira, 10 de maio de 2011

Leituras insentivadoras

No meu aniversário ganhei dois livros de uma amiga (a Renatinha, nossa nutricionista), que disse que eram para me inspirar nessa fase de emagrecimento. Eu já falei sobre um deles aqui, o Mulhersegura.com, que eu li super rapidinho e indiquei pra vocês. Mas nunca tinha comentado sobre o outro, que é ainda mais interessante, Reeduque seu cérebro, remodele seu corpo. Este eu ainda não terminei, porque além de ser maior é o livro de uma Ph.D. em psicologia fisiológica, então o livro é bem mais complicadinho de ler. Só que eu confesso que estou gostando até mais deste segundo livro que do primeiro.


A autora criou um modelo de reeducação do cérebro, que nos ajuda a regular as partes que estão falhando no cérebro e nos fazendo comer mais que o necessário, e comidas que tem mais calorias que valor nutritivo. Em determinado momento o livro começa a nos ensinar como treinar o cérebro a pensar de forma nova, e tem uns exercícios pro cérebro que eu tô achando super interessantes. Como fazer um reboot no cérebro quando começamos a pensar demais em comida.
Ex: quando você está sonhando com um BigMac e já consegue até se ver comendo um, e está prestes a entrar na fila para comprá-lo na praça de alimentação do shopping, você pára, fecha os olhos por 5 segundos e começa a pensar em outras coisas. Pode até se imaginar comendo uma salada verdinha, com tomatinhos, cenoura raladinha, beterraba, broto de feijão... E aí pronto, a vontade passou!


Parece loucura né?! Mas hoje no supermercado, toda vez que eu passava por um corredor de delícias, tipo o de biscoitos recheados e chocolates, eu fechava os olhos e rapidinho já tava pensando em outra coisa. Aliás, no supermercado mesmo eu comprei a edição desse mês da revista Women's Health, que também é uma ótima leitura pra quem está querendo uma vida mais magra e mais saudável.


Confesso que peguei a revista porque fiquei curiosa pra ver a matéria que conta a história de três leitoras que emagreceram até 25kg. Mas quando comecei a ler, tinham tantas outras matérias legais que a da capa acabou ficando pra depois. A que mais me chamou a atenção é Comida: uma história de amor e ódio. Eu sempre fui comilona, gosto de comer, e comer besteiras, principalmente doces e massas. São a minha fraqueza. E depois que eu entrei pro curso de gastrônomia então... Foi realmente uma história de amor e ódio.


Hoje eu tento balancear bem essa coisa entre comer pra ser feliz, e ser emagrecer pra ser feliz. Admito que às vezes, o que me faz feliz mesmo é um chocolate. Tem dias que só ele salva. Mas eu já consigo sentir prazer em comidas mais saudáveis, do que eu sentia antes. Outra coisa que faz a maior diferença na minha vida, e que antes eu não dava a menor bola, é a prática regular de exercícios. Não tem nem um ano que eu entrei pela 12ª vezes na acadêmia, e dessa vez foi tão bom e tão divisor de águas na minha vida, que hoje, já não consigo mais me imaginar sem. Nos dias que eu não posso ir, como esses últimos em que eu fiquei sem carro, me faz muita falta, e eu sinto que a minha rotina fica totalmente bagunçada.


Nós estamos vivendo em um mundo onde 300 milhões de pessoas são obesas, segundo a OMS. Parece que tudo ao nosso redor contribui para uma alimentação ruím, e uma vida cada vez mais sedentária. O esforço para emagrecer e se manter ativo é totalmente contra a maré. Mas quem entra nessa não se arrepende nunca, porque é um caminho gostoso e muito feliz. O livro que eu falei que estou lendo ainda coloca como um dos exercícios O efeito-espelho da vida saudável, que é, nada mais nada menos, que se espelhar em pessoas que se comportam de maneira saudável. É ir almoçar na mesa da turma que come bem, e não da que come fast food. É entrar pra um grupo de corrida e batalhar pra ser igual o pessoal do avançado. É fácil, né?!


O que mais faz a diferença é a nossa vontade de mudar. Só a vontade já é 1/3 do caminho. E se essa vontade permanece, o resto vai fluindo,vai acontecendo. Só não pode perder a vontade, o foco. O caminho é longo, mas o que não faltam é insentivos durante a caminhada. E se segurar nesses insentivos, como boas leituras, exemplos de pessoas, novas receitas saudáveis, novas descobertas do próprio corpo quando começa a se exercitar... Com certeza vai ajudar bastante!

2 comentários: