quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dica minha: Iogurte

Gente, nossa nutricionista está viajando hoje, e fora a viagem, ela teve alguns probleminhas no trabalho e estará impossibilitada de escrever as nossas dicas durante algum tempo. Mas para não ficarmos na pior, eu mesma estou pesquisando algumas coisinhas interessantes para contar pra vocês, enquanto ela está nesse "recesso".


Hoje vou falar sobre alguns benefícios do iogurte. O iogurte é uma forma de leite em que o açúcar é transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante. Eu amo iogurte, e quase sempre tomo no café da manhã.


O iogurte além de ser uma ótima fonte de cálcio, também contém zinco, vitaminas A e do complexo B e proteínas. Ele também ajuda  na produção de anticorpos e enzimas, importantes para o metabolismo, contribuindo para reforçar o sistema imunológico e, consequentemente, retardar o envelhecimento. E por conter cálcio contribuí para o fortalecimento dos ossos.

Só isso já seria o suficiente para começar a tomar iogurte, mas além de todos esses benefícios, uma pesquisa realizada pela Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, estuda os efeitos "seca-gordura" do iogurte. Segundo a pesquisa, o cálcio bloqueia as enzimas envolvidas na formação dos adipócitos, ou célulasde gordura, e ainda é capaz de estimular o corpo a usar a energia em forma de gordura, o que leva à perda de peso. Essa não é a única explicação para o poder emagrecedor do nutriente. Um estudo que começa a ser realizado na Universidade de Maryland, também nos Estados Unidos, pretende reforçar o currículo de peso do cálcio, com o perdão do trocadilho. Isso porque ele teria a capacidade de reter alguns hormônios - ainda não se sabe quais -responsáveis pelo armazenamento de gordura.


O leite e seus derivados teriam o mesmo efeito? Em tese sim. Mas, não custa lembrar, os últimos estudos -e com obesos - foram feitos com o iogurte. Cada copo tem 400 miligramas de cálcio, um terço das necessidades diárias. A mesma quantidade da bebida fornece 10% do que precisamos de proteína, o alimento preferido dos nossos músculos. E, quanto mais massa muscular, maior a queima de gordura.

Além de tomar o iogurte, também podemos fazer da bebida um ingrediente saudável para vários pratos, doces ou salgados. Uma boa dica é substituir o creme de leite, que tem 245 calorias em 100 gramas, pelo iogurte desnatado, que só tem 40 na mesma quantidade. E você ainda tira proveito desse alimento funcional para a saúde como um todo. Graças à população de cerca de 6 milhões de bactérias em cada mililitro, os famosos probióticos, o aparelho digestivo fica livre de encrencas como a diarréia e a prisão de ventre. Sem contar seu poder de prevenir certos tipos de câncer no estômago.
E aí, o que vai ter no café da manhã de sexta-feira?

As informações foram tiradas do site da revista Saúde http://saude.abril.com.br/.

Um comentário:

  1. Ótima dica amiga!!!

    Eu tomo iogurte com granola todos os dias no café da manhã, tenho esse hábito à muitos anos! Super recomendo!! Dá uma sensação de saciedade felomenal!! Hahahahaha!

    Vamos que vamos!! Sábado eu me peso...eitaaa...

    ResponderExcluir