segunda-feira, 4 de abril de 2011

As frutas vermelhas

Eu sou absolutamente louca com frutas vermelhas. Morango em especial. Até porque é a mais comum delas. Confesso que durante muito tempo em minha vida, fruta pra mim, só servia se fosse em doce. Tipo, tartelete de morango, torta de frutas vermelhas (meu niver), fondue de chocolate, sorvetes... E por aí vai.


Eu era da teoria de que fruta não é sobremesa. Pra ser bem sincera, eu ainda sou bem resistente às frutas. Sempre fui muito fã de saladas e legumes, mas as frutas me dão uma preguiça, que eu nem te conto. E por motivos até compreensíveis. Eu tenho a gengiva muito sensível, e os dentes um pouco separados. Comer maçã por exemplo, só cortada. Morder uma maçã, pra mim é gengiva sangrando na certa. Aí começa a preguiça de ter que cortar tudo pra comer, ou então tirar a casca e tals. Chato.

Mas ninguém precisa ficar falando sobre como as frutas são importantes na alimentação de qualquer pessoa. Isso todo mundo já tá careca de saber. O que eu não sabia até uns 2 anos é que as frutinhas que eu tanto amo (as vermelhas) são tão amigas da saúde e da dieta também. Além de poucas calorias, as frutas vermelhas possuem compostos bioativos, que são substâncias que contribuem para a saúde, prevenindo doenças e atuando na redução do colesterol, fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares. A porção diária ideal é de 1 xícara de morango, amora, framboesa e mirtilho (tudo junto tá, não é uma de cada não).


Vocês nem imaginam a alegria que me deu, quando fiz dieta a primeira vez e vi que a porção de morangos que eu podia comer em lanches, café da manhã e sobremesa era de 14 unidades. Além da quantidade "grande" que manda pro cérebro uma mensagem super feliz de que a gente tá comendo muitão, era uma delícia poder comer 14 da minha fruta preferida.
 Tudo bem que eu continuo achando os doces e tortas a forma mais saborosa de apreciar essas frutinhas. Mas comê-las puras também é uma delícia e, agora melhor ainda sabendo de todos esses benefícios que as frutas vermelhas tem, né não?! Então, quando tiver com vontade de ver filme comendo chocolate, vai lá e enche uma xícara de morangos e seja feliz, sem o chocolate! Funciona, pode crer!

3 comentários:

  1. Hummm.... Tô numa loucura por essas frutinhas também... Na semana passada comi dia sim dia não elas... Você podia sugerir umas receitinhas light com elas. Só conheço crepe de chocolate e panquecas americanas... hihih... bjs

    ResponderExcluir
  2. E além disso tudo, as frutas vermelhas são ótimas pra quem quer fugir de gripes e resfriados.
    Aqui em casa tem pé de framboesa.. HUM!! Uma delícia pegar elas fresquinhas e comer com iogurte!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, você praticamente postou uma "Dica da Nutricionista", tá toda expert, né? Rsrsrs!

    ResponderExcluir