quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dica da Nutricionista: Diet x Light

A Páscoa está chegando e resolvi esclarecer um erro que muitas pessoas que querem emagrecer cometem: a escolha do chocolate diet!

É muito comum encontrarmos hoje uma variedade de produtos diet e light nas prateleiras dos supermercados e acabamos optando por eles na tentativa de poupar algumas calorias. Mas para isso é importante esclarecer a diferença entre eles.


É denominado diet todo alimento que houver a eliminação de um ou mais ingredientes. Este tipo de alimento é destinado a pessoas com restrições alimentares, a ausência de: açúcar para o diabético, sal para o hipertenso, gordura para pessoas com problemas cardiovasculares. Ou seja, não houve necessariamente a redução de calorias nesses produtos e sim a substituição de ingredientes. Já os alimentos light são aqueles com baixo teor de algum ingrediente e/ou caloria, deve haver a redução de, no mínimo, 25% da quantidade de um determinado nutriente. São os mais indicados para quem deseja emagrecer e até melhores para a saúde do que os tradicionais, vale apena optar por este tipo no caso de pães, maioneses, iogurtes, requeijão, queijos, creme de leite, mas não significa que podem ser ingeridos em maior quantidade por conter menos calorias, mesmo porque não estaria atingindo o objetivo do emagrecimento.


Assim no caso do chocolate diet, e de diversos outros produtos diet, o açúcar foi retirado e substituído pelo adoçante, mas para conseguir a textura habitual do chocolate, os fabricantes acabam adicionando mais gordura em sua composição tornando o alimento mais calórico. Logo, se seu objetivo é a redução de calorias opte pelo chocolate tradicional e coma em quantidades pequenas. No caso da Páscoa, coma seu ovo com moderação, um pedacinho de sobremesa a cada dia, não precisa exterminá-lo antes do mês de abril acabar!


É importante lembrar que os adoçantes são substâncias químicas, sejam artificiais como o aspartame ou naturais como o steviosídeo (stevia), e não devem ser consumidos em grande quantidade. É melhor ingerir pouco açúcar à grandes quantidades de adoçante, lembre-se também que quanto mais refinado for o açúcar menos natural ele é, existem hoje várias opções: o açúcar mascavo é o mais natural, não passa pelo refinamento e conserva nutrientes como o cálcio, o ferro e os sais minerais; o açúcar demerara passa por
um refinamento leve mas não recebe nenhum aditivo químico; o açúcar orgânico não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa da sua produção, desde fertilizantes no plantio da cana como químicos em seu refinamento; o açúcar cristal sofre um refinamento que retira apenas 90% dos sais minerais; e por ultimo, o açúcar refinado que recebe aditivos químicos como o enxofre, para torná-lo bem branquinho, e não possui nenhuma vitamina e sais minerais, apenas calorias vazias.


Portanto o público que deseja emagrecer deve observar sempre a rotulagem do alimento para avaliar se houve ou não a diminuição de calorias, e ficar atento à quantidade de gordura contida no produto.

Até a próxima!

Renata Manganelli

4 comentários:

  1. Por isso que eu digo: comprem os meus ovos de páscoa que são engordiet mesmo, comam devagar e vocês serão muito mais felizes e bonitos! Hahahhahahahahahha... Ótima dica amiga!!! Veio a calhar certinho.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaaameeeei!
    Tinha ouvido falar desse açúcar demerara mas não sabia que vendia aqui!
    Eu não gosto de adoçante e qdo parei pra pensar..tomo açúcar 2x no dia. No café da manhã uma colher de caféd e açúcar (não gosto de café mto doce) e no almoço uma colher de chá e açúcar no suco (seee eutomar suco, normalmente só tomo suco no fds ou qdo tem visita...mais por preguiça de fazer suco mesmo...e pq a Sara, minha filha, aaaama suco, se deixar ela toma 1l) então achei melhor continuar no açúcar mesmo!
    Vou procurar esse açúcar demerara pra provar!

    ResponderExcluir
  3. vejam este artigo:
    http://www.maniasdabeleza.com/alimentacao/ovos-pascoa-light.html

    ResponderExcluir