quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dica da Nutricionista: Água

Estamos cansados de ouvir que temos que tomar no mínimo 2 litros de água por dia, mas quais são os benefícios e o porquê dessa “água toda”?


A água participa de quase todas as funções do nosso corpo. Várias delas estão relacionadas ao
emagrecimento como: a absorção e transporte de nutrientes - responsáveis pelo equilíbrio e hidratação da pele; o combate a celulite, acne, estrias; a desintoxicação - filtrando e diluindo as toxinas e ajudando em sua eliminação; o combate à constipação - ajudando na hidratação das fezes e na movimentação do bolo fecal. Mas como saber se estamos bebendo a quantidade certa de água? Basta observar nossa urina, se ela estiver bem amarelinha e com cheiro forte, sinal vermelho! Ela deve ser transparente e sem odor. A pele e os cabelos ressecados também são um dos sinais que estamos ingerindo pouca quantidade de água. Vale ressaltar que não devemos deixar o nosso corpo sentir sede, este já é um sinal de desidratação.



Mas como nosso blog fala sobre emagrecimento nada melhor do que uma boa notícia! Especialistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, descobriram que ao bebermos 2 copos de água antes das refeições (de 1 a meia hora antes) diminuiremos a quantidade de comida ingerida e conseqüentemente eliminaremos mais peso. Isso acontece porque os hormônios, que são responsáveis por dizer ao organismo que estamos satisfeitos, serão liberados quando a água chegar ao estômago. Assim na hora da refeição, nosso corpo se contentará com um prato menos farto. É como se enganássemos o nosso cérebro. Lembre-se que somente a água não é capaz de proporcionar a perda de peso, ela deve estar aliada a uma dieta balanceada e a exercícios físicos, mas a contribuição já é válida!


Outra dúvida comum é se beber água durante as refeições engorda. O fato é que engordamos através das calorias ingeridas, a água não possui calorias, bebê-la durante as refeições pode causar uma dilatação no estômago momentânea. A água ou qualquer tipo de líquido faz com que haja uma diluição do suco gástrico dificultando assim a digestão e a absorção de nutrientes. O ideal é não consumir, mas se for difícil pra você, consuma pouco líquido, nada mais que 200 ml. Pra quem está com anemia dê preferência aos sucos cítricos (laranja, acerola, limão) aliados à alimentação, pois são ricos em vitamina C que auxilia na absorção do ferro contido nos alimentos da sua refeição.


Agora que esclarecemos um pouquinho sobre a importância da água, encha sua garrafinha e leve-a a tiracolo! Afinal, não é qualquer alimento que nos proporciona tantos benefícios e é tão acessível!

Até a próxima!

Renata Manganelli

Obs: Mais tarde, o post sobre o desafio alimentar da semana!

3 comentários:

  1. Eu não bebia água por nada, até que uns 3 anos atrás eu fiquei muito doente sem conseguir me alimentar e nem beber água e eu tinha muita sede!

    Desde então, ando com a minha "garrafinha" 1,5L de água na mesa do meu trabalho e bebo 3 delas por dia! Hahahahaha! No meu trabalho acham que eu sou doida!!
    Prefiro ser doida do que ter fome e sede durante 2 semanas e não conseguir comer e nem beber NADA e viver de alimentação através de soro no hospital! Hahahahaha... e olha que o que eu tinha não tinha nada relacionado a falta de água, mas que a danada me fez falta ela fez viu! Hahahahaha!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Pia!
    Sem contar a secura da cidade que vivemos, devia até ter comentando sobre isso no post. Nessa época é importante aumentar a quantidade de água ingerida.

    ResponderExcluir
  3. Eu bem que devia tomar mais água, mas esqueço. Tem que andar com a garrafinha do lado mesmo!

    ResponderExcluir