quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dica da Nutricionista: Reeducação Alimentar

Todo mundo já ouviu falar de grande parte dos Nutricionistas da REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Bem, esse será o tema de hoje.

Desde quando nascemos somos influenciados em nossa alimentação. Nossa mãe é a grande responsável em apresentar os alimentos e suas preparações. Crescemos nos alimentando de uma forma, nem sempre a mais correta, até chegarmos à fase que escolhemos o que iremos comer. Grande parte das pessoas introduz em sua alimentação alimentos gordurosos, hipercalóricos e de calorias vazias os quais não contribuem para uma dieta equilibrada.



Com o passar do tempo aparecem as doenças relacionadas à alimentação, o sobrepeso, e só assim tomamos consciência da importância de uma alimentação equilibrada para o nosso organismo.
A reeducação alimentar consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura da pessoa, ou seja, não significa deixar de comer tudo o que você gosta, mas sim aprender a dosar as quantidades.



Desta forma é muito mais fácil pro nosso organismo perder peso, diferentemente das dietas super restritivas onde a perda é rápida e em grande volume, porém a dificuldade de manter esse peso é bem maior devido à grande restrição de alimentos.

Para começar sua reeducação não faça mudanças drásticas em seu cardápio da noite pro dia, comece conhecendo o que está comendo, leia rótulos, quantidade dos nutrientes, fique atenta a quantidade de gordura. Isso lhe permitirá refletir melhor ao escolher entre um alimento e outro. Modere nas quantidades, se não consegue deixar de comer um alimento calórico, pelo menos diminua sua ingestão.

Não deixe de procurar um profissional, um nutricionista, para uma orientação detalhada, cada organismo se difere do outro e necessita de quantidades específicas para um correto funcionamento, porém algumas dicas podem ajudar a todos nessa nova empreitada:

·         Beba de 8 a 10 copos de água por dia ou 1 copo a cada hora “útil” de seu dia;
·         Introduza, pelo menos, um tipo de alimento integral à sua alimentação, além das fibras que melhoram o funcionamento intestinal, eles possuem nutrientes essenciais;
·         Evite o consumo de alimentos industrializados (pizzas, lasanhas congeladas, bolachas) e fast foods;
·         Faça o mesmo com o refrigerante, substitua ou escolha apenas um dia para consumi-lo;
·         Evite o consumo de alimentos ricos em gorduras como: as frituras, queijos amarelos, manteiga e carnes gordas e utilize o mínimo de óleo nas preparações;
·         Introduza, pelo menos, uma vez por semana o peixe em sua alimentação;
·         Diminua a ingestão de doces;
·         Procure montar seu prato o mais colorido possível, assim irá consumir uma maior variedade de nutrientes;



·         Consuma mais de um tipo de fruta por dia;
·         Alimente-se de três em três horas, isso manterá seu organismo sempre trabalhando e evitará que consuma grande quantidade de alimentos nas refeições;
·         Procure fazer sua alimentação em um lugar calmo, sem televisão, mastigue bem os alimentos;
·         Modere na quantidade de sal, dê preferência às ervas naturais para temperar;
·         Pratique alguma atividade física regularmente;

Mudar nossos hábitos e reeducar nosso organismo não é fácil. Exige disciplina! Mas quando o objetivo maior é a saúde e a prevenção de doenças todo o esforço valerá a pena!


Até a próxima!

Renata Manganelli

4 comentários:

  1. Amiga, adorei seu texto. A reeducação alimentar é uma forma muito melhor de alcançar resultados duradouros para uma saúde melhor e um emagrecimento efetivo!
    Obrigada pelas dicas, sempre!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Também ADOREI!!! Eu estou emagrecendo desde o ano passado através da reeducação alimentar, demorou o ano todo para perder 10kg, mas foi de forma saudável.

    Eu como 6 vezes ao dia e estou adorando, porque meu metabolismo está super acelerado.

    Inclusive quando reformamos nosso apartamento, estávamos sem ter como cozinhar e nem armazenar qualquer tipo de comida, vááárias vezes tivemos que pedir pizza e por causa do ano inteiro que eu trabalhei o meu metabolismo, eu simplesmente não engordei NADA! Sem tirar as festas de final do ano e as mil confraternizações!!

    Eu recomendo mesmo! Voltei a fazer meu regime através da reeducaçãom alimentar em Março e já perdi 1 kg, agora só faltam 6kg. Vamos que vamos!! Sem desistir jamais!! Hahahahaha!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Isso aê Renata. Concordo com tudo. É importantíssimo ter uma reeducação alimentar. Apenas academia não adianta.

    ResponderExcluir
  4. Isso aí meninas!
    Desta forma todas nós ficaremos as gostosonas do verão 2012, rsrsrs! E ainda por cima com muita saúde! ;)

    ResponderExcluir